2010-05-02 18:19:52

PAPA AOS JOVENS: "A MAIOR RIQUEZA DA VIDA É O AMOR"


Turim, 02 mai (RV) – Segue o discurso de Bento XVI aos jovens, com a tradução livre de Rafael D'Aqui. O Papa falou aos jovens por ocasião de sua visita pastoral a Turim, onde na tarde desse domingo venerou o Santo Sudário. (RD)


Caros jovens de Turim!
Caros jovens que vêm do Piemonte e das Regiões circunvizinhas!

Estou realmente feliz por estar com vocês, nesta minha visita a Turim para a veneração do Santo Sudário. Saúdo a todos vocês com grande afeto e agradeço-lhes pela acolhida e pelo entusiasmo da fé de vocês. Através de vocês saúdo toda a juventude de Turim e das Dioceses do Piemonte, com uma oração especial pelos jovens que vivem situações de sofrimento, de dificuldade e de desorientamento. Um pensamento especial e um forte encorajamento dirijo aos que entre vocês estão percorrendo o caminho em direção ao sacerdócio, a vida consagrada, assim como em direção a escolhas generosas de serviço aos últimos. Agradeço o Pastor de vocês, o Cardeal Severino Poletto, pelas cordiais expressões que me dirigiu e agradeço os representantes de vocês que exprimiram os propósitos, as problemáticas e as expectaticas da juventude desta cidade e região.

Vinte cinco anos atrás, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, o venerável João Paulo II dirigiu uma Carta apostólica aos jovens e às jovens do mundo, focada sobre o encontro de Jesus com o jovem rico do qual fala o Evangelho (Carta aos Jovens, 31 de março de 1985). Exatamente partindo desta página (cfr Mc 10, 17-22; Mt 19, 16-22), que foi objeto de reflexão também da minha Mensagem deste ano para o Dia Mundial da Juventude, gostaria de apresentar-lhes alguns pensamentos que possam lhes ajudar no crescimento espiritual e na missão de vocês dentro da Igreja e no mundo.

O jovem do evangelho pede a Jesus: “O que devo fazer para alcançar a vida eterna?”. Hoje não é fácil falar de vida eterna e de realidades eternas, porque a mentalidade do nosso tempo nos diz que não existe nada de definitivo: tudo muda, e ainda mais, rapidamente. “Mudar” tornou-se, em muitos casos, uma palavra de ordem, o exercício mais exaltante da liberdade, e assim também vocês jovens foram frequentemente levados a pensar que é impossível realizar escolhas definitivas, que empenhem para toda a vida. Mas é esse o modo justo de usar a liberdade? É realmente verdade que para ser feliz devemos acontentar-nos de pequenas e fugazes alegrias momentâneas, as quais uma vez acabadas, deixam amargura no coração? Caros jovens, não é essa a verdadeira liberdade, a felicidade não se alcança assim. Cada um de nós foi criado não para realizar escolhas provisórias e revogáveis, mas escolhas definitivas e irrevogáveis, que dão sentido pleno à existência. Isso vemos em nossa vida: cada experiência bela, que nos enche de felicidade, gostaríamos que não tivesse mais fim. Deus nos criou em vista do “para sempre”, colocou no coração de cada um de nós a semente para uma vida que realize algo de belo e de grande. Tenham coragem de fazer escolhas definitivas e vivam-nas com fidelidade! O Senhor poderá chamar-lhes ao matrimônio, ao sacerdócio, à vida consagrada, a um dom particular de vocês mesmos: respondam-lhe com generosidade!

No diálogo com o jovem, que possuía muitas riquezas, Jesus indica qual é a riqueza maior da vida: o amor. Amar a Deus e amar aos outros com tudo de si. A palavra amor – já sabemos – se presta a várias interpretações e tem diversos significados: nós precisamos de um Mestre, Cristo, que nos indique o sentido mais autêntico e mais profundo, que nos guia à fonte do amor e da vida. Amor é o nome próprio de Deus. O Apóstolo João nos recorda: “Deus é amor”, e acrescenta que “não fomos nós a amar Deus, mas foi ele que nos amou e mandou seu Filho”. E “se Deus nos amou assim, também nós devemos amar-nos uns aos outros” (1Jo 4,8.10.11). No encontro com Cristo e no amor recíproco experimentamos em nós a própria vida de Deus, que permanece em nós com seu amor perfeito, total, eterno (cfr 1 Jo 4, 12). Não há nada, portanto, de maior para o homem, um ser mortal e limitado, que participar da vida de amor de Deus. Hoje, vivemos um contexto cultural que não favorece as relações humanas profundas e desinteressadas, mas, ao contrário, induz frequentemente, ao fechamento em si mesmo, ao individualismo, a deixar prevalecer o egoísmo que existe no homem. Mas o coração de um jovem é por natureza sensível ao amor verdadeiro. Por isso me dirijo com grande confiança a cada um de vocês e lhes digo: não é fácil fazer da vida de vocês algo de belo e de grande, é desafiante, mas com Cristo tudo é possível!

No olhar de Jesus que fixa com amor o jovem do evangelho, colhemos todo o desejo de Deus de estar conosco, de estar ao nosso lado. Sim, caros jovens, Jesus quer ser amigo de vocês, irmão de vocês na vida, o mestre que lhes mostra o caminho a percorrer para alcançar a felicidade. Ele ama vocês por aquilo que vocês são, na fragilidade de vocês e fraqueza, porque, tocados por seu amor, possam ser transformados. Vivam este encontro com o amor de Cristo em uma forte relação pessoal com Ele; vivam-no na Igreja, sobretudo nos Sacramentos. Vivam-no na Eucaristia, na qual se torna presente o seu Sacrifício: Ele realmente doa o seu Corpo e o seu Sangue por nós, para redimir os pecados da humanidade, para que nos tornemos uma coisa só com Ele, para que aprendamos também nós a lógica do doar-se. Vivam-no na Confissão, onde, oferecendo-nos o seu perdão, Jesus nos acolhe com todos os nossos limites para dar-nos um coração novo, capaz de amar como Ele. Aprendam a ter familiaridade com a Palavra de Deus, a meditá-la, especialmente na lectio divina, a leitura espiritual da Bíblia. Enfim, saibam encontrar o amor de Cristo no testemunho da caridade da Igreja. Turim lhes oferece, em sua história, esplêndidos exemplos: sigam-nos, vivendo concretamente a gratuidade do serviço. Tudo na comunidade eclesial deve estar voltado para que os homens toquem a infinita caridade de Deus.

Caros amigos, o amor de Cristo pelo jovem do Evangelho é o mesmo que ele tem por cada um de vocês. Não é um amor confinado no passado, não é uma ilusão, não é reservado a poucos. Vocês encontrarão este amor e o experimentarão em toda fecundidade se com sinceridade vocês buscarem o Senhor e se viverem com compromisso a participação de vocês na vida da comunidade cristã. Cada se sinta “parte viva” da Igreja, envolvido na obra de evangelização, sem medo, em um espírito de sincera harmonia com os irmãos na fé e em comunhão com os Pastores, saindo de um tendência individualista também na vivência da fé, para respirar a plenos pulmões a beleza de fazer parte do grande mosaico da Igreja de Cristo.

Esta noite não posso não apontar-lhes como modelo um jovem da cidade de vocês: o beato Piergiorgio Frassatti, cujo vigésimo aniversário de beatificação celebramos este ano. A sua existência foi envolvida inteiramente pela graça e pelo amor de Deus e foi consumida, com serenidade e alegria, no serviço apaixonado a Cristo e aos irmãos. Jovem como vocês, viveu um grande compromisso com sua formação cristã e deu o seu testemunho de fé, simples e eficaz. Um jovem fascinado pela beleza do Evangelho das bem-aventuranças, que experimentou toda a alegria de ser amigo de Cristo, de segui-lo, de se sentir em modo vivo parte da Igreja. Caros jovens, tenham a coragem de escolher aquilo que é essencial na vida! “Viver e não ter uma ‘vidinha’” repetia o beato Piergiorgio Frassati. Como ele, descubram que vale a pena comprometer-se por Deus e com Deus, e responder seu chamado nas escolhas fundamentais e do dia-a-dia, mesmo quando custa!

O percurso espiritual do beato Piergiorgio Frassati recorda que o caminho dos discípulos de Cristo requer a coragem de sair de si, para seguir a estrada do Evangelho. Este exigente caminho do espírito, vocês o vivem nas paróquias e nas outras realidades eclesiais; o vivem também na peregrinação do Dia Mundial da Juventude, encontro sempre muito esperado. Sei que vocês estão se preparando para o próximo encontro, programado para agosto de 2011 em Madri. Desejo de coração que este extraordinário evento, ao qual espero possam participar numerosos, contribua para fazer crescer em cada um o entusiasmo e a fidelidade no seguir Cristo e acolher com alegria a sua mensagem, fonte de vida nova.

Jovens de Turim e do Piemonte, sejam testemunhas de Cristo neste nosso tempo! O Santo Sudário seja de modo todo particular para vocês um convite para imprimir no espírito de vocês a face amorosa de Deus, para que sejam vocês mesmos, nos ambientes de vocês, com os seus coetâneos, uma expressão crível do rosto de Cristo. Maria, que vocês veneram nos Santuários marianos de vocês, e são João Bosco, Padroeiro da Juventude, ajudem vocês a seguir Cristo sem nunca se cansar. E lhes acompanhe sempre a minha oração e a minha Benção, que lhes dou com grande afeto.
Papa Bento XVI

 







All the contents on this site are copyrighted ©.