2010-04-18 19:36:14

PAPA AOS JOVENS: NÃO TENHAM MEDO!


Valletta, 18 abr (RV) - Após a Santa Missa celebrada esta manhã em Floriana, Bento XVI regressou à Nunciatura Apostólica, em Rabat, onde almoçou com os bispos de Malta.

À tarde, de Rabat, Bento XVI foi de barco até o porto de Valletta, para o encontro com os jovens.

O barco de Bento XVI fez seu ingresso no porto escoltado por uma frota de pequenas embarcações típicas das ilhas maltesas e seguido por um segundo barco com os jornalistas credenciados.

Na presença de 12 mil pessoas, o Santo Padre ouviu a saudação do Bispo de Gozo, Dom Mario Grech, e os testemunhos de alguns jovens.

A seguir, o Papa tomou a palavra para encorajá-los. Citando o exemplo de São Paulo, o pontífice recordou que o Apóstolo, quando jovem, teve uma experiência que o mudou para sempre.

Durante muito tempo, ele foi um inimigo da Igreja e fez de tudo para destruí-la. Foi durante um encontro com o Senhor que Paulo ficou completamente estupefato e toda sua vida se transformou. Tornou-se um discípulo, até se converter em um grande apóstolo e missionário.

"Cada encontro pessoal com Jesus é uma experiência impactante de amor" – disse Bento XVI, acrescentando que Deus ama cada um de nós com uma profundidade e intensidade que não poderemos jamais imaginar. Ele nos conhece intimamente, conhece nossas potências e nossos erros. Deus não rejeita ninguém. E Igreja não recusa ninguém.

Por isso, digo a todos vocês: “Não tenham medo!” A todos de vocês que desejam seguir Cristo, como esposos, pais, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos levando a mensagem do Evangelho ao mundo, digo: não tenham medo!

Hoje, prosseguiu o pontífice, certamente os jovens encontrarão oposição à mensagem do Evangelho. A cultura de hoje, como qualquer cultura, promove idéias e valores que muitas vezes estão em contraste com as propostas vividas e pregadas por Jesus Cristo. São apresentadas com um grande poder persuasivo, reforçado pela mídia e pela pressão social dos grupos hostis à fé cristã.

"É fácil, quando se é jovem e impressionável, ser influenciado pelos contemporâneos e aceitar ideias e valores que sabemos não serem o que o Senhor verdadeiramente quer de nós. Por isso, não tenham medo, mas se alegrem pelo amor Dele por vocês; confiem Nele, respondam ao seu convite de serem seus discípulos, encontrem alimento e ajuda espiritual nos sacramentos da Igreja."

Neste Ano Sacerdotal, Bento XVI pede que os jovens estejam abertos à possibilidade que o Senhor possa chamar alguns deles a doarem-se totalmente a serviço do seu povo no sacerdócio e na vida consagrada, recordando os muitos "excelentes sacerdotes e religiosos" que Malta deu à Igreja.

Sobre a contribuição da juventude cristã à sociedade, o Santo Padre pede que socorram o pobre, o fraco e o marginalizado; uma atenção especial para quem sofre a depressão ou a angústia, para os doentes, para os imigrantes e aqueles que buscam asilo nas nossas terras:

"Esta é a nobre vocação de amor e de serviço que todos nós recebemos. Deixem que isso os impulsione a dedicar suas vidas a seguir Cristo." (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.