2010-04-09 11:15:53

REFLEXÃO PARA SEXTA-FEIRA DE PÁSCOA


Cidade do Vaticano, 09 abr (RV) - O Evangelho de hoje nos apresenta vários ensinamentos:

Pedro diz que vai pescar e seus companheiros aceitam sua liderança e se unem a ele. Contudo não basta a união do grupo. Apesar da união e colaboração de todos no trabalho, nada pescam naquela noite. Somente quando aparece Jesus é que conseguem frutos. Não basta a boa vontade, não basta a dedicação ao trabalho, a colaboração. É imprescindível a presença do Senhor! (cfr. Álvaro Barreiro, SJ)

Por outro lado aprendemos que o Ressuscitado vai ao encontro dos discípulos quando estão juntos. Colocar à serviço da comunidade os carismas recebidos, mesmo em situação de dificuldade e aridez, é condição para ouvir a voz do Senhor, para fazer a experiência do encontro com ele.

Também se aprende que à noite dos esforços inúteis, segue o amanhecer, o dia que não tem fim, a ressurreição!

Os discípulos, como nas aparições anteriores, vêem Jesus, seus gestos, escutam sua voz, mas não o reconhecem. Repentinamente repete o sinal da superabundância do vinho, da multiplicação dos pães. João, que é movido pelo amor, reconhece na abundância de peixes o sinal do Senhor. Pedro, ao ouvir João dizer que o desconhecido era o Senhor, também movido por amor, se lança na água e vai ao seu encontro.

Na Igreja, simbolizada pela barca de Pedro, há muitos dons e carismas, muitos talentos e muitas formas de serviço.

Jesus ressuscitado continua sendo aquele que veio para servir e não ser servido, por isso os recebe com uma grelha já acesa e um peixe nela. E Jesus pede que eles tragam seus peixes para unir ao seu que está na grelha. O Senhor pede a colaboração dos amigos.

Por ser o Sacramento da comunhão com Deus e com os irmãos, a Eucaristia é apresentada no fim do relato, como momento culminante.

Pe. Cesar Augusto dos Santos, SJ







All the contents on this site are copyrighted ©.