2010-01-05 18:50:45

BENTO XVI: A LUZ DE CRISTO GUIA TODO HOMEM RUMO À SALVAÇÃO


Cidade do Vaticano, 05 jan (RV) - Bento XVI celebrará nesta quarta-feira, na Basílica Vaticana, às 10h locais, a santa missa na solenidade da Epifania do Senhor.

Uma festa que convida todos os fiéis a se colocarem em caminho junto aos Reis Magos rumo a Cristo, meta da nossa salvação. Aproveitando a ocasião, repercorramos algumas reflexões de Bento XVI sobre o significado da Epifania do Senhor, solenidade que no Brasil foi celebrada anteontem, domingo.

Na solenidade da Epifania celebramos a "manifestação de Cristo aos povos", acolhemos a sua luz que derrota as trevas e irradia para sempre a nossa vida, ressalta Bento XVI. Justamente em busca daquela luz, dois mil anos atrás os Reis Magos – símbolo dos povos em peregrinação em busca da salvação – se colocaram em caminho.

O Santo Padre observa que os Reis Magos haviam visto a estrela, mas ela não teria sido suficiente se não fossem pessoas "intimamente abertas à verdade". Uma mensagem particularmente atual:

"Passados dois mil anos, podemos, portanto, reconhecer nas figuras dos Reis Magos uma espécie de prefiguração destas três dimensões constitutivas do humanismo moderno: a dimensão política, a dimensão científica e a dimensão religiosa. A Epifania nos mostra isso em estado de "peregrinação", isto é, num movimento de busca que, definitivamente, tem o seu ponto de chegada em Cristo." (Homilia da missa de 6 de janeiro de 2007)

O papa destaca que como os Magos que seguem a estrela, também Deus, por sua vez, se coloca em peregrinação rumo ao homem. Jesus veio ao encontro da humanidade. Por isso, observa o pontífice – os homens do nosso tempo não devem temer a luz de Cristo, vez que "a sua luz é o esplendor da verdade":

"Cristo é luz, e a luz não pode escurecer, mas somente iluminar, aclarar, revelar. Portanto, ninguém tenha medo de Cristo e de sua mensagem! E se ao longo da história os cristãos, sendo homens limitados e pecadores, por vezes puderam traí-lo com seus comportamentos, isso ressalta, ainda mais, que a luz é Cristo e que a Igreja a reflete somente permanecendo unida a Ele." (Homilia da missa de 6 de janeiro de 2007)

Portanto, Cristo é o "sol" que ilumina todos os povos da terra. E a Sua Epifania é o sinal do primado de Cristo, da sua vitória sobre a morte, afirma o papa, exortando os fiéis a se dirigirem àquela luz que nos dá a vida verdadeira, a serem testemunhas daquela luz, sobretudo diante do ódio e da violência que ferem a dignidade do homem. Diante da escuridão:

"Não há sombra, por mais tenebrosa, que possa obscurecer a luz de Cristo. Por isso nos que creem em Cristo jamais falta a esperança, inclusive hoje, diante da grande crise social e econômica que atinge a humanidade, diante do ódio e da violência destruidora que não cessam de ensangüentar muitas regiões da terra, diante do egoísmo e da pretensão do homem de fazer-se deus de si mesmo, que por vezes conduz a perigosas deformações do desígnio divino acerca da vida e da dignidade do ser humano, acerca da família e da harmonia da criação." (Homilia da missa de 6 de janeiro de 2009)

O papa observa que a chegada dos Reis Magos a Belém é o sinal do início de um movimento oposto ao episódio bíblico da torre de Babel. Onde havia confusão das línguas e dispersão da humanidade, agora resplandece a luz da verdade e da unidade. Bento XVI ressalta que a Igreja está a serviço desse "mistério" de bênção para toda a humanidade:

"Da confusão à compreensão, da dispersão à reconciliação. Vemos uma ligação entre a Epifania e o Pentecostes: se o Natal de Cristo, que é o Chefe, é também o Natal da Igreja, seu corpo, nós vemos nos Magos os povos que se agregam ao resto de Israel, preanunciando o grande sinal da "Igreja poliglota", realizado pelo Espírito Santo cinqüenta dias após a Páscoa." (Homilia da missa de 6 de janeiro de 2008) (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.