2010-01-01 13:34:16

DIA MUNDIAL DA PAZ


Juiz de Fora, 1º jan (RV) - O que é a paz? O profeta Isaias diz que a paz é fruto da justiça: Será derramado outra vez sobre nós um espírito que vem do alto. Então o deserto se tornará um jardim, e o jardim será considerado um bosque. No deserto habitará o direito, e a justiça habitará no jardim. O fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho da justiça resultará em tranqüilidade e segurança permanentes. (Is, 33, 14 a 18).

Jesus Cristo ao enviar seus discípulos para a missão deu-lhe alguns conselhos e entre eles o seguinte: “Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês, se ela não for digna, que a paz volte para vocês. (Mt 10, 12 a 14).]

Pelos textos citados temos duas origens da paz: uma origem da paz social é a justiça e outra provém do coração.

Os antigos romanos tinham um ditado: Se vis pacem, para bellum.” Se querem a paz preparem a guerra.

Segundo o conceito romano, as nações vivem em constante preparação para a guerra no intuito de conseguir a paz, mas nunca a conseguiram, pois a verdadeira paz provém, como dissemos da justiça e do coração.

Não me interessa aqui tratar da paz entre as nações, pois para isso elas têm as ONU, a OEA e outros organismos internacionais, que mediam conflitos no objetivo de conseguir a paz, mas pelo que se vê, nunca conseguiram uma paz duradoura. Esta é a realidade.

Quero, aqui, tratar da paz interior, essa sim, o cristão tem o dever de obtê-la, pois a paz interior localiza-se no coração, sede psicológica do amor.

A paz não se obtém com a guerra.

A guerra, como se sabe, exige grandes preparativos, grandes armamentos, tropas treinadas para matar, grandes estratégias e depois, combates violentos, destruição, morte de inocentes. Uma calamidade.

A paz do coração, ao contrário, se concretiza com pequenos esforços, em pequenos grupos, erradicando do ser humano, o ódio, a vingança, a desavença, em fim, transformando toda essa gama de malquerença em amor, fraternidade, solidariedade.

Eu, sozinho, não posso levar a paz nos campos de guerra e de extermínio, mas posso promover a paz na minha casa, no meu trabalho, no ambiente em que vivo.

Posso ser agente de paz com a esposa com que vivo, com os amigos com quem convivo, com a comunidade eclesial a que pertenço.

Posso sozinho, ser um grande agente da paz e se muitas pessoas, por exemplo, um grupo de amigos, se propuser e viver em paz e outro grupo, também o fizer e outro mais, com o passar do tempo, toda uma comunidade viverá num clima de paz e tranqüilidade, como vislumbra o profeta Isaias, segundo o texto supra referido.

Penso, ainda, que a paz é fruto de Deus e com Deus se relaciona de joelhos, orando.

Como posso viver em conflito com meu irmão sanguíneo ou não, se Deus que é meu Pai, também, é Pai de meu irmão?

Se quisermos a paz, devemos buscar a Deus pela oração, de joelhos: “Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver discórdia que eu leve a paz.” (Oração atribuída a São Francisco de Assis).

Oração para pedir a PAZ:

Senhor!

Enche de esperança o meu coração e de doçura os meus lábios.

Põe em meus olhos a luz que acaricia e purifica e em minhas mãos o gesto que perdoa.

Dá-me valentia para luta, compaixão para as injúrias, misericórdia para a ingratidão e a injustiça.

Livra-me a inveja e da ambição mesquinha, do ódio e da vingança.

E que, Senhor, quando eu voltar hoje para o calor de minha cama, possa, no mais intimo de meu ser, sentir que estás presente. Dá-me, Senhor tua paz e que eu a leve a todos de meu relacionamento.

Amém.

Que a paz de Deus, aquela paz que não pode o mundo dar, habite em seus corações.



+ Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora(MG)

(CM)
 







All the contents on this site are copyrighted ©.