2009-12-25 11:36:33

Patriarca de Lisboa relembra o sentido do Natal


(25/12/2009) A verdadeira alegria está na simplicidade e na profundidade. Não está na fruição frenética e competitiva dos bens materiais. Esta foi a mensagem de D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa, na homilia de Natal.
Na eucaristia de Natal, D. José Policarpo recordou aos homens que a salvação está na alegria, na paz e na justiça. "O mundo actual perdeu o sentido da verdadeira alegria e vai-se afastando dela. Procura-a por caminhos frenéticos de excitação, na busca de prazeres, de interesses, de fruição dos bens materiais, tudo isto em ritmos alucinantes, que provocam a a solidão e, quase sempre, a tristeza. A alegria é a experiência simples e profunda, brota dos corações puros e generosos".
O cardeal patriarca salientou que o Natal nos pode fazer perceber que a justiça é a concretização da verdade profunda do homem e recordou que Jesus, o menino que nasceu em Belém, é o filho de Deus, que Ele é o salvador, porque Ele é Deus, porque só Ele aponta os caminhos da salvação: alegria, paz e justiça.
Na sua mensagem de Natal, D. José Policarpo insistiu no Natal como caminho de harmonia e paz e referiu que ser crente ou descrente não pode transformar-se em conflito, em mais um motivo para as tensões e agressões entre os homens. "São atitudes e experiências a ser vividas com humildade, que exprimem a nossa situação de peregrinos da vida".
D. José Policarpo recordou que as certeza da fé são humildes e integram-se numa longa caminhada, onde há momentos de obscuridade e dúvidas; que a fé é uma longa peregrinação e um elemento decisivo numa sociedade, por vezes tão desviada de uma dimensão grandiosa da vida.
Nesta mensagem, o cardeal patriarca ainda saudou "os nossos irmãos judeus, membros do mesmo povo crente ao qual pertencemos". "Deles herdamos a beleza da aliança, a ousadia dos profetas, a piedade orante dos salmos, a certeza de que Deus intervém na nossa história", disse.
Do mesmo modo, o cardeal patriarca saudou "todos os irmãos que acreditam no Deus único, santo e misericordioso e que, como povo biblíco, fundamentaram no encontro de Deus com Abraão o início da sua fé.
D. José Policarpo desejou a todos um feliz Natal.








All the contents on this site are copyrighted ©.