2009-12-08 13:29:49

BENTO XVI: "QUE ALEGRIA TER MARIA IMACULADA COMO MÃE!"


Cidade do Vaticano, 08 dez (RV) – Mesmo sob uma garoa incessante, fiéis e peregrinos se reuniram na Praça S. Pedro para rezar o Angelus com o Santo Padre, na solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

Nas palavras que antecederam a oração mariana, Bento XVI explicou o significado do título "Imaculada".

Referindo-se aos textos bíblicos da liturgia de hoje, o papa citou o proto-evangelho como o anúncio de uma vingança: Satanás, no início da Criação, parece ter vencido, mas virá um filho de mulher que lhe esmagará a cabeça. Assim, mediante a linhagem da mulher, Deus vencerá.
"Aquela mulher é a Virgem Maria, da qual nasceu Jesus Cristo, que, com o seu sacrifício, derrotou uma vez por todas o antigo tentador. Por isso, em muitos quadros ou imagens da Imaculada, Ela é representada no ato de esmagar uma serpente sob o seu pé."

O Evangelista Lucas, ao invés, nos mostra a Virgem Maria que recebe o anúncio do Mensageiro celeste. Ela aparece como a humilde e autêntica filha de Israel. É a nova Eva, verdadeira "mãe de todos os viventes", ou seja, daqueles que, pela fé em Cristo, recebem a vida eterna.

"Queridos amigos, que alegria imensa ter como mãe Maria Imaculada! Todas as vezes que sentimos a nossa fragilidade e a instigação do mal, podemos nos dirigir a Ela, e o nosso coração recebe luz e conforto."

Também nas provas da vida, acrescentou o pontífice, nas tempestades que fazem vacilar a fé e a esperança, e a própria Igreja, mesmo se exposta aos influxos negativos do mundo, encontra sempre n'Ela a estrela para orientar-se e seguir a rota indicada por Cristo.

"Maria é a Mãe da Igreja – concluiu. Por isso, confiemos a Ela cada um de nós, as nossas famílias e as comunidades, toda a Igreja e o mundo inteiro." (BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.