2009-10-17 10:11:22

EDITORIAL: DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


Cidade do Vaticano, 17 out (RV) - Celebra-se neste domingo, pela 81ª vez, o Dia Mundial das Missões. Em um passado não muito distante se entendia como missionário aquele que deixava sua pátria e ia para lugares longínquos anunciar a Palavra de Deus. Com o Concílio Ecumênico Vaticano II, esse conceito foi ampliado e passaram a ser considerados missionários também aqueles cristãos que vivendo nas cidades em que nasceram, dentro de um ambiente em que se conhece o Cristianismo, testemunham com fidelidade e até audácia, sua fé em Jesus Cristo e sua adesão à Igreja como local privilegiado de encontro com Deus e de conhecimento dos ensinamentos cristãos.

De modo algum deseja-se jogar sombra àqueles que anunciam a boa nova em lugares pagãos e inóspitos e, muitas vezes, sofrendo perseguição como temos noticiado nos últimos tempos. Ainda nestes dias ouvimos de um bispo africano, na sala do Sínodo, o relato de seqüestro e crucifixão de alguns cristãos.

Diz-nos São Paulo na Carta aos Romanos 10, 14 – 15: “Mas como poderiam invocar aquele em quem não creram? E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador? E como podem pregar se não forem enviados? Conforme está escrito: Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas notícias.” Portanto Jesus Cristo quis precisar de contribuição dos cristãos para que seus próximos conheçam o Amor do Pai.

Os batizados são enviados por Deus a anunciar a todos o Evangelho de Jesus, não necessariamente através da pregação da palavra, mas certamente através da pregação do bom exemplo, da conduta amigável, das atitudes ricas em misericórdia e perdão. Será nesses gestos discretos e sem grandes arroubos, mas com autenticidade cristã, que ganharão pessoas para Cristo.

O mundo, a natureza agradecem a ação missionária deles porque um legítimo cristão respeita tudo que vive e todo local é visto e amado como local de encontro com Deus e com o irmão.

Ouça RealAudioMP3
(CA)







All the contents on this site are copyrighted ©.