2009-10-14 14:14:01

Intervenção de Dom Manuel António MENDES DOS SANTOS, Bispo de São Tomé e Príncipe


S. E. R. Dom Manuel António MENDES DOS SANTOS, C.M.F., Bispo de São Tomé e Príncipe (SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE)

Como tornar a Palavra de Deus conhecida, amada e operativa na Igreja?
- Necessitamos, em primeiro lugar, de criar meios que levem todos os cristãos
a terem acesso à Sagrada Escritura. Para isso torna-se necessária a tal "vasta solidariedade" que permita reduzir substancialmente o preço das Bíblias.
- Há que apostar no desenvolvimento da pastoral bíblica.
- Levar os cristãos a lerem a Sagrada Escritura a partir de Jesus Cristo como Centro da revelação nela contida e luz que ilumina cada página do Livro Sagrado.
- Alimentados pela Palavra de Deus os nossos fiéis podem mais facilmente resistir às seduções dos novos grupos religiosos, muitos deles servindo-se exactamente de urna leitura fundamentalista da Bíblia para propagarem as suas ideias.
- A partir da fé em Jesus Cristo ressuscitado, vencedor do Reino do mal, podemos apresentar ao mundo caminhos de esperança, de paz, de libertação; caminhos que levem à libertação de medos ancestrais, como o do feitiço que tanto sofrimento semeia entre os nossos povos.
- A Palavra de Deus, lida e rezada, pode, sem dúvida, ajudar a construir urna cultura de família já que leva os cristãos a confrontarem-se com a Verdade e a necessidade de uma conversão de vida que os leve a viverem de acordo com os caminhos do Senhor.
- A Palavra de Deus dá significado à nossa luta contra a pobreza ao alimentar-nos da certeza de que o que fazemos ao irmão fazemo-lo ao próprio Cristo.
- A Palavra de Deus torna-nos instrumentos de reconciliação, de justiça, de paz.








All the contents on this site are copyrighted ©.