2009-10-05 20:04:28

PAPA INAUGURA TRABALHOS DO SÍNODO: O AMOR DE DEUS ABRA NA ÁFRICA OS CONFINS DE TRIBOS, ETNIAS E RELIGIÕES


Cidade do Vaticano, 05 out (RV) - A caridade gratuita de Deus, que todo cristão deve anunciar, "abra os confins de tribos, etnias e religiões". Foi o auspício com o qual o Santo Padre concluiu esta manhã, no Vaticano, a meditação introdutória da primeira Congregação geral do Sínodo dos Bispos para a África.

O papa convidou os prelados a afrontarem os trabalhos sinodais com o coração aberto ao Espírito de Deus, sem o qual toda análise unicamente humana da realidade é "insuficiente" – afirmou.

Bento XVI delineou as limitações e, sobretudo, o espírito com o qual os Padres sinodais devem trabalhar no Sínodo:

"Começamos agora o nosso Sínodo, invocando o Espírito Santo, bem sabendo que nós não podemos fazer aquilo que é necessário para a Igreja, para o mundo, neste momento. Somente na força do Espírito Santo podemos encontrar aquilo que é reto, e segui-lo."

Portanto, o Espírito é o Espírito divino que permite "conhecer" as realidades humanas "à luz de Deus". Por sua vez, os limites são as limitações de avaliação do contexto africano que, embora sejam análises competentes, são formuladas seguindo linhas de tipo meramente sociológicas. Bento XVI as define como análises "horizontais" desprovidas do entrelaçamento com a dimensão "vertical":

"Se a primeira relação, que serve de base para todas as outras, não é correta, todas as outras relações não funcionam a partir dessa base. Por isso, todas as nossas análises do mundo são insuficientes se não consideramos o mundo à luz de Deus, se não descobrimos que por traz das injustiças, da corrupção, há um coração não reto, há um fechamento a Deus e, portanto, uma falsificação da relação fundamental sobre a qual se baseiam todas as outras relações."

Nessa longa meditação, o pontífice se inspirou num Hino da Oração canônica, a oração que introduz a sessão matutina. Um Hino que "implora três dons do Espírito Santo – observou. O primeiro é a "confissão", que deve ser entendido como reconhecimento da pequenez humana diante de Deus – pequenez da qual derivam – insistiu o papa – "todos os vícios que destroem a rede social e a paz no mundo"; confissão como agradecimento a Deus por seus dons e como compromisso de testemunho.

Nesse ponto de seu discurso, o papa usou palavras de grande densidade espiritual para evidenciar a simples grandeza de Deus em relação à grandeza das coisas humanas:

"As coisas da ciência, da técnica custam grandes investimentos, aventuras espirituais e materiais, são custosas e difíceis. Mas Deus se dá "gratuitamente". As maiores coisas da vida – Deus, o amor, a verdade – são gratuitas e diria que devemos sempre meditar sobre isso: sobre essa gratuidade de Deus; sobre o fato que não é preciso grandes dons materiais ou também intelectuais para se fazer próximo a Deus: Deus está em mim, no meu coração e em meus lábios."

O segundo dom do Espírito deriva do primeiro – prosseguiu: o homem que descobre a intimidade com o divino deve depois testemunhá-lo. Deve testemunhar a verdade da caridade de Deus porque essa é a essência da religião cristã – reiterou:

"O importante é que o cristianismo não é uma soma de idéias, uma filosofia, uma teoria, mas é um modo de viver, é caridade, é amor. Somente assim nos tornamos cristãos: se a fé se transforma em caridade, se é caridade. De um lado, o nosso Deus é "Logos", Razão eterna, mas essa Razão é também Amor. Não é fria matemática que constrói o universo: essa Razão eterna é fogo, é caridade. Já em nós mesmos deveria realizar-se essa unidade de razão e caridade, de fé e caridade."

Também o terceiro dom está estreitamente ligado aos outros. A caridade de Deus deve ser anunciada à humanidade, a todo homem, que para um cristão é um próximo e um irmão. Servindo-se da figura do Bom Samaritano da liturgia de hoje, Bento XVI concluiu ressaltando os ensinamentos que chegam até nós daquela antiga parábola e que bem se adaptam, neste caso, à realidade africana:

"A caridade não é uma coisa individual, mas universal. Universal e concreta. É necessário abrir realmente os confins entre tribos, etnias e religiões à universalidade do amor de Deus em nossos lugares de vida, com toda a concretude necessária. Peçamos ao Senhor que nos conceda os dons do Espírito Santo, que nos dê um novo Pentecostes, que nos ajude a sermos seus servidores nesta hora do mundo." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.