2009-07-05 12:32:31

A ÍNTEGRA DO ANGELUS DESTE DOMINGO


Cidade do Vaticano, 05 jul (RV) - Tradução livre do discurso proferido por Bento XVI em 05 de julho:
"Queridos irmãos e irmãs!
Antigamente, o primeiro domingo de julho era marcado pela devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo. Alguns dentre os meus venerados Predecessores, no último século, confirmaram esta tradição, e o bem-aventurado João XXIII, com a Carta Apostólica Inde a primis (30 junho 1960), explicou o seu significado e aprovou as Ladainhas. O tema do sangue, ligado ao Cordeiro pascal, tem importância primária na Sagrada Escritura. No Antigo Testamento, a aspersão com o sangue dos animais sacrificados representava e estabelecia a aliança entre Deus e o povo – como escreve o livro do Êxodo: “Moisés tomou do sangue e o aspergiu sobre o povo, e disse: ‘Esse é o sangue da Aliança que o Senhor fez convosco, através de todas essas cláusulas!’” (Es 24,8).

Jesus se refere explicitamente a esta expressão, na última Ceia, quando oferece o cálice aos discípulos e diz: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos, pela remissão dos pecados” (Mt 26,28). E, realmente, a partir daquela flagelação, até o traspasso do lado, depois da morte de cruz, Cristo derramou todo o seu sangue, como um verdadeiro Cordeiro, imolado pela redenção universal. O valor salvífico de seu sangue está expressamente afirmado em muitos trechos do Novo Testamento. É suficiente citar, neste Ano Sacerdotal, a passagem da Carta aos Hebreus: “Cristo entrou uma vez por todas no santuário, não com o sangue de bodes e novilhos, mas com o próprio sangue, obtendo a redenção eterna. De fato, se o sangue de bodes e de novilhos, e se a cinza da novilha, espalhada sobre os seres ritualmente impuros, os santifica purificando seus corpos, quanto mais o sangue de Cristo, que, por um Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha, há de purificar a nossa consciência das obras mortas para que prestemos um culto ao Deus vivo”. (9,11-14).

Queridos irmãos, está escrito no Genesis que o sangue de Abel, morto pelo irmão Caim, grita ao Deus da terra (cfr 4,10). E infelizmente, hoje como ontem, este grito não cessa, pois continua a correr sangue humano por causa de violências, injustiças e ódio. Quando aprenderão os homens que a vida é sagrada e pertence unicamente a Deus? Quando compreenderão que somos todos irmãos? Ao grito pelo sangue derramado, que se eleva de tantos lugares da terra, Deus responde com o sangue de seu Filho, que doou a vida por nós. Cristo não respondeu ao mal com o mal, mas com o bem, com o seu amor infinito. O sangue de Cristo é o penhor do amor fiel de Deus pela humanidade. Olhando as feridas do Crucificado, todo homem, mesmo em condição de extrema miséria moral, pode dizer: Deus não me abandonou, mas me ama, deu sua vida por mim; e assim, reencontrar a esperança. Que Nossa Senhora, que sob a cruz, junto com o Apóstolo João, recolheu o testamento do sangue de Jesus, nos ajude a redescobrir a inestimável riqueza desta graça e a sentir a sua intima e perene gratidão.

SAUDAÇÕES DEPOIS DO ANGELUS

ITALIANO

Nestes dias, fomos tocados pela tragédia de Viareggio. Uno-me à dor daqueles que perderam pessoas queridas, ou que ficaram feridos, ou sofreram prejuízos materiais, muitos dos quais, graves. Elevo minha fervorosa oração por todas as pessoas envolvidas nesta tragédia, esperando que acidentes semelhantes não se repitam e seja garantida a todos a segurança no trabalho e no andamento da vida cotidiana. Queira Deus acolher em sua paz os falecidos, conceder aos feridos uma rápida recuperação e oferecer conforto aos que tiveram suas pessoas mais queridas atingidas.

Condeno profundamente o atentado ocorrido esta manhã em Cotabato, nas Filipinas, onde a explosão de uma bomba junto à Catedral, durante a celebração da Missa dominical, causou alguns mortos e numerosos feridos, entre os quais muitas mulheres e crianças. Rezo a Deus pelas vítimas deste deplorável gesto, levanto minha voz para condenar mais uma vez o recurso à violência, que não é jamais uma alternativa digna para a resolução de problemas.

O Bispo de Bolzano-Bressanone informou-me que de 8 a 12 de julho, terá lugar em Bressanone o Campeonato Mundial juvenil de atletismo. Estou feliz em dirigir minha saudação aos organizadores e a todos os jovens atletas, e em lhes desejar uma serena e tranqüila competição, marcada pelo genuíno espírito esportivo.

FRANCÊS
Acolho com alegria todos os peregrinos de língua francesa e, de modo particularmente feliz, os jovens da Diocese de Brugge, na Bélgica, e das Dioceses de Lausanne, Genebra e Friburgo, na Suíça. O exemplo da Virgem Maria vos incentive a serem testemunhas da verdade de Deus, seguindo seu caminho que conduz à verdadeira vida. Deixai-vos guiar pela força do Espírito Santo! Neste início de verão, saibam reservar tempo para Deus, a fim de serem portadores da Boa Nova. Que Deus vos abençoe, assim como os vossos familiares e amigos!

INGLÊS
“Saúdo todos os peregrinos e visitantes de língua inglesa presentes no Angelus. As leituras de hoje nos recordam o chamado a desdenhar as promessas vazias e acatar a voz dos profetas e a sabedoria de nosso Senhor. Que o seu tempo aqui em Roma reforce a sua determinação de serem corajosos testemunhos do Senhor em suas casas, escolas e locais de trabalho. Invoco para vocês e suas famílias, abundantes bênçãos de paz e de alegria!

ALEMÃO
Saúdo com alegria os fiéis de língua alemã. “Deus é nossa força”, diz Paulo na segunda leitura de hoje. Com a fé e suas graças, podemos suportar nossas fraquezas pessoais, e até mesmo resistir a condições adversas, no serviço ao Senhor. Deus faz-nos sentir que não estamos sozinhos em nossa fraqueza. Ao contrário, ele quer que o seu poder curativo tenha efeito entre nós. Abramos nossos corações a Cristo. Somos instrumentos d’Ele em boa parte do mundo. Que o Senhor nos dê sempre a sua graça e sua paz.

ESPANHOL
Saúdo com afeto os peregrinos de língua espanhola. No evangelho deste domingo, contemplamos a cena de Jesus, “em sua terra” começando a pregar na sinagoga. Os que o escutavam desconfiavam dele porque sabiam que era “o filho do carpinteiro”. O Senhor, nos diz o evangelista, ficou admirado pela “sua falta de fé” e “não pode fazer ali nenhum milagre”. Que a Santíssima Virgem Maria nos alcance a graça de viver uma autêntica experiência de Cristo, que alimente e nutra nossa fé em suas palavras e obras. Muito obrigado e feliz domingo.

POLONÊS
Saúdo todos os poloneses e, especialmente, os ciclistas provenientes da Polônia e da Lituânia, vindos de Lomza a Roma, na peregrinação de ação de graças por ocasião do milênio de evangelização das terras do norte por São Bruno de Querfurt. Peço a Deus que essa herança de fé se mantenha e se desenvolva em vossas nações. Agradeço a Igreja na Polônia pela celebração da “Festa do Papa”, pelas orações em minhas intenções e pelo sustento material das obras papais de caridade. Que o bom Deus vos recompense e vos abençoe!

ITALIANO
Saúdo finalmente, com afeto os peregrinos de língua italiana, especialmente a associação “Juntos pela vida – Devotos de São Padre Pio”, de Mineo. A todos desejo um bom domingo".







All the contents on this site are copyrighted ©.