2009-07-01 13:25:20

Palavra e sacramento, as duas colunas do serviço sacerdotal, no centro da catequese do Papa durante a audiência geral. Bento XVI condenou o fenómeno da usura e salientou a importância dos valores éticos e morais na politica



(1/7/2009) “Depois do Concílio Vaticano II” verificou-se, “aqui e além”, a errónea “impressão de que na missão dos sacerdotes neste nosso tempo, houvesse algo de mais urgente”, isto é, “que se devesse em primeiro lugar construir uma sociedade diferente” – observou Bento XVI, na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro. Ora, na realidade, “a missão sacerdotal” é essencialmente “cultual”.

“A identidade pessoal do padre, enraizada na sua chamada e na sua configuração com Cristo, não se pode separar da sua actividade pastoral. Na verdade, o ministério de cada padre é essencialmente cultual, no pleno sentido da palavra: significa tornar os fiéis capazes de oferecerem a sua vida a Deus como sacrifício que lhe é agradável”.

Por outras palavras, há que manter sempre unidos “os dois elementos essenciais dos sacerdotes: anunciar o Evangelho e expulsar os espíritos do mal”. “Palavra e sacramento são as duas colunas do serviço sacerdotal”.

“Na vida do presbítero, não se encontram separados anúncio missionário e culto. É mediante a pregação do Evangelho que se gera nos crentes a fé, para que estes se unam ao sacrifício de Cristo com o sacrifício espiritual das suas vidas. É urgente recuperar o primado da graça divina, assim como a consciência da própria identidade, no exercício do ministério sacerdotal”, cujos elementos essenciais são o anúncio da Palavra e a celebração dos sacramentos".

Trata-se, insistiu o Papa, de um “primado absoluto”, sobre o qual há que recuperar uma convicção “clara e inequívoca”. “O amor pelo próximo, a atenção à justiça e aos pobres – advertiu Bento XVI – não são tanto temas de moral social, mas sobretudo expressão de uma concepção sacramental da moralidade cristã”.

“É de Deus que vem a graça da renovação espiritual, para os padres como para toda a Igreja. Trata-se acima de tudo de avançar cada vez mais na identificação com Cristo, que assegura a fidelidade e a fecundidade do testemunho evangélico”. O Padre é um convertido, renovado pelo Espirito, chamado por Deus para que a Palavra da salvação chegue até aos confins da terra".

Mas ouçamos a saudação dirigida pelo Papa aos peregrinos de língua portuguesa: RealAudioMP3

“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma saudação afectuosa para todos, especialmente para os grupos do Brasil e de Portugal: esta peregrinação a Roma encha de luz e fortaleza o vosso testemunho diário como seguidores de Jesus Cristo, único Salvador e Senhor da vida: fora d'Ele, não há vida, nem esperança de a ter. Com Cristo, sucesso eterno à vida que Deus vos confiou. Sobre cada um de vós e respectiva família, desça a minha Bênção.”
Saudando os peregrinos italianos presentes na audiência geral desta semana, o Papa pediu acções para "combater eficazmente o fenómeno devastador da usura e da extorção".
"Não falte, por parte do Estado, uma ajuda adequado e apoio para as famílias em dificuldade e sem emprego, que encontram a coragem de denunciar os que se aproveitam da sua trágica condição", desejou.
O Papa falou ainda da "importância dos valores éticos e morais" na política e aproveitou a ocasião para deixar votos de férias "serenas e profícuas" aos que vão agora gozar de um período de repouso.
"Há muitos de vós, contudo, que por diversas razões não poderão gozar de férias. Chegue até vós, caros irmãos e irmãs, a minha saudação afectuosa, com os votos de que não vos falte a solidariedade e a proximidade das pessoas queridas", prosseguiu.









All the contents on this site are copyrighted ©.