2009-06-13 20:22:08

REFLEXÃO PE. CESAR 14 DE JUNHO


São Paulo, 14 jun (RV) - O texto da primeira leitura é pleno de encorajamento e de certeza das promessas divinas. Vale ter esperança porque Deus cumpre o que prometeu. Ele é fiel.
Ezequiel nos fala de Deus arrancando o broto de um cedro, um pinheiro altaneiro, para transplantá-lo em outro local. Esse broto cresce e se torna tão grande, que as aves do céu vêm buscar abrigo em seus galhos.

Essa profecia de Ezequiel nos alerta de que sempre que sofremos uma poda, sempre que formos quebrados e retirados de um lugar onde aparentemente estamos bem, será para nos conduzir a um local onde nossa missão terá maior eficiência e acolherá pessoas das mais diversas origens e formação. Deus se mantém fiel.

Se nos sobrevier uma aparente tribulação, ela será para o nosso próprio bem e também para o de muitas pessoas conhecidas e desconhecidas.

No Evangelho, Jesus nos conta a parábola da mostarda: sua semente é a menor, mas seu arbusto se torna o maior. Para isso, foi necessário ser jogada na terra, morrer. Quando cresceu, as aves vieram fazer ninho em seus ramos.

Também nós, limitados por nossas fraquezas, por nossas resistências, cheios de crises, possuímos a força dentro de nossa vida. Como José de Anchieta, cuja festa celebramos agora no dia 9, e tantos outros heróis da fé, temos a força de Deus dentro de nós mesmos. O importante para vencermos, é a confiança no poder de Deus e, como Jesus, aceitarmos o desafio da entrega radical, total, e nos deixarmos ser jogados na terra, morrer, para que, como Ele, possamos superar esses limites, ressuscitar e nos tornarmos morada e fonte de alimento para todos.

A segunda leitura, nos propõe Paulo falando que "caminhamos pela fé, e não pela visão".

Crer é aceitar as dificulades e sofrimentos diários, procurando superá-los, sabendo que a força e o poder de Deus farão com que seus esforços sejam vitoriosos e você se torne maior e mais sábio, mais amadurecido do que era antes. Você será mais humano, mais familiar, mais social, comprometendo-se ainda mais com Deus e com a comunidade.

Queridos irmãos, ouvintes da Rádio Vaticano, a Palavra de Deus neste domingo nos leva a aceitarmos situações difíceis, crendo que Deus vê tudo e, apesar de não nos tirar delas, mas através delas, nos capacita a uma vida de maior fé, maior serviço e maior felicidade. (CAS) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.