2009-05-23 17:50:12

REFLEXÃO PE. CESAR 24 DE MAIO


Rio de Janeiro, 24 mai (RV) - Celebrar a subida de Jesus ao céu é celebrar a missão da Comunidade Cristã de testemunhar Jesus Cristo.

O Senhor não subiu ao céu como se pode entender de modo literal, pois aí ele estaria infinitamente subindo pelo espaço sideral. Mas devemos acreditar que o Senhor deixou de estar presente visivelmente entre nós para estar onipresente, ao lado de seus seguidores e, é claro, junto do Pai.

A primeira leitura relata que Jesus antes de ser arrebatado pelo Espírito, comunicou aos seus discípulos que receberiam a força do Espírito Santo e seriam suas testemunhas em toda parte do mundo. Isso aparece no Evangelho de Marcos quando Jesus nos envia ao mundo inteiro, com a missão de proclamar o Evangelho a todas as criaturas. E o Senhor acrescenta "quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado".

Essa mensagem faz aumentar tanto nossa disposição em falar da morte e ressurreição de Jesus, como em saber que Ele continua ao nosso lado, nos fortalecendo, iluminando, aquecendo nosso coração como fez com o dos caminheiros de Emaús.

Não estamos sós, Jesus está conosco! Ele é o Emanuel, Deus conosco, como vimos no tempo de Advento.

A terceira leitura, a Carta aos Efésios, nos diz que a proximidade da presença de Deus e o anúncio da redenção se dão plenamente dentro da Igreja. A Comunidade Cristã, que prolonga a morte e ressurreição de Jesus, especialmente na Eucaristia, realiza na História a ação de Deus. Por isso estar na Igreja significa estar próximo de Deus, e ser continuador da missão redentora de Seu Filho.

Queridos irmãos, ouvintes da Rádio Vaticano, Jesus cumpriu sua missão nos revelando o amor do Pai, nos ensinando a amar e perdoar, se abandonando e se entregando até á morte de cruz para nos salvar. Antes de sua Paixão nos deu, mais uma vez, o exemplo de servir e perdoar e pediu que fizéssemos como ele. Agora, que sua missão visível terminou, ele a passou para nós. Amar, servir, perdoar, fazer o bem, revelar o Pai compete a nós, ungidos no batismo com o Espírito Santo. (CAS) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.