2009-05-21 18:37:36

PAPA: A HUMANIDADE PECADORA É RECONDUZIDA A DEUS MEDIANTE A CRUZ DE CRISTO


Cidade do Vaticano, 21 mai (RV) - Celebra-se nesta quinta-feira, no Vaticano, a Ascensão do Senhor, solenidade que no Brasil – como também na Itália e em outros países – será celebrada no próximo domingo.

"Trata-se de um mistério da fé que evoca a altíssima vocação do homem, conduzido a Deus mediante Cristo após ter pago na Cruz os pecados de cada um de nós" – disse Bento XVI.

O significado da Ascensão é dúplice – afirma o papa. Subindo para o céu, revela a sua divindade de modo inequívoco: retorna para lá de onde veio, isto é, retorna para Deus.

"Ademais, Cristo ascende ao Céu com a humanidade que assumiu e que ressuscitou dos mortos; a sua humanidade é a nossa humanidade, transfigurada, divinizada, que se tornou eterna. Portanto, a Ascensão revela a altíssima vocação (Gaudium es spes, 22) de toda pessoa humana: ela é chamada à vida eterna no Reino de Deus, Reino de amor, de luz e de paz." (Regina Coeli de 21 de maio de 2006).

Jesus realiza a sua missão entrando na miséria do homem e assumindo sobre si os pecados de todos nós: somente assim pode levá-lo a Deus.

"De fato, Ele veio ao mundo para reconduzir o homem a Deus, não num plano ideal – como um filósofo ou um mestre de sabedoria – mas realmente, como pastor que quer reconduzir as ovelhas ao aprisco. Este 'êxodo' rumo à pátria celeste, que Jesus viveu em primeira pessoa, o viveu totalmente por nós. Foi por nós que desceu do Céu e foi por nós que a ele ascendeu, após ter-se feito em tudo igual aos homens, humilhado até a morte de cruz, e a pós ter tocado o abismo da máxima distância de Deus." (Regina Coeli de 4 de maio de 2008)

Ninguém no mundo encontra-se sem pecado, embora não tenha consciência disso. Ninguém pode salvar-se sozinho. O homem frágil e pecador pode esperar somente em Cristo:

"Deus no homem – o homem em Deus: essa é uma verdade real, não teórica. Por isso, a esperança cristã, fundada em Cristo, não é uma ilusão, mas, como diz a Carta aos Hebreus, 'ela é para nós qual âncora da alma' (Hb 6, 19), uma âncora que penetra no Céu onde Cristo nos precedeu." Regina Coeli de 4 de maio de 2008)

Todos nós somos chamados a voltar o olhar para Aquele que, subindo ao Céu, nos curou mediante as suas chagas.

"Portanto, somos chamados a renovar a nossa fé em Jesus, a única verdadeira âncora de salvação para todos os homens. Subindo ao Céu, Ele reabriu o caminho rumo à nossa pátria definitiva, que é o paraíso. Agora, com a potência de seu Espírito, nos sustenta em nossa peregrinação cotidiana sobre a terra." (Regina Coeli de 8 de maio de 2005)

Após a Ascensão, os primeiros discípulos permanecem unidos no Cenáculo ao redor da Mãe de Jesus à espera do Espírito Santo. E o papa convida a voltar o olhar também para Maria: a Mãe remete ao Filho, que não está mais fisicamente em nosso meio, mas nos aguarda na casa do Pai:
"Jesus convida-nos a não permanecermos olhando para o alto, mas a estarmos juntos unidos na oração, para invocarmos o dom do Espírito Santo. De fato, somente para quem 'renasce do alto', isto é, do Espírito de Deus, está aberta a entrada do Reino dos céus (cfr Jo 3, 3-5), e a primeira 'renascida do alto' é justamente a Virgem Maria." (Regina Coeli de 4 de maio de 2008) (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.