2009-05-02 19:54:03

EDITORIAL DE PE. FEDERICO LOMBARDI: PAPAS PEREGRINOS


Cidade do Vaticano, 02 mai (RV) - É iminente o dia da partida de Bento XVI para a Terra Santa. Será a viagem mais esperada e talvez a de maior empenho de todo o seu pontificado. Antes de tudo, uma viagem de fé que, mais do que qualquer outra, é uma verdadeira peregrinação: aos lugares santos da história da salvação e, sobretudo, da encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Desejo espiritual de todo cristão, esta peregrinação tornou-se uma prioridade espontânea para os pontífices, desde que suas viagens internacionais se tornaram uma possibilidade concreta. Não por acaso, a peregrinação de Paulo VI à Terra Santa foi a primeira destas viagens. Momento realmente histórico e de graça para a Igreja Católica que celebrava o Concílio, para o caminho ecumênico, com o encontro com o Patriarca Atenágoras, para a invocação da paz entre os povos da região e do mundo.

João Paulo II teve que esperar muito, antes de poder cumprir seu desejo de realizar essa peregrinação, mas teve a alegria de fazê-lo serenamente, no coração do Grande Jubileu do 2000, ponto alto de seu pontificado, com momentos de oração de intensidade sublime e com gestos memoráveis de amizade e de proximidade ao povo judeu e palestino e a seus sofrimentos passados e atuais.

Agora é chegada a vez de Papa Bento XVI. Estamos conscientes do quanto seja incerta a situação política naquela região do mundo, e o quanto sejam frágeis as perspectivas de pacificação. Mas o papa se põe a caminho igualmente, com uma coragem admirável, fundada na fé, para falar de reconciliação e de paz.

Todos nós devemos acompanhá-lo não apenas com nossas orações diárias, mas também com aquela mobilização espiritual que João Paulo II chamava de "a grande oração". Para que a Igreja se renove em suas origens, para que a união entre os cristãos possa se tornar realidade e para que o ódio ceda lugar, finalmente, à reconciliação. (Pe. Federico Lombardi S.I.) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.