2009-04-15 12:21:11

BENTO XVI NA AUDIÊNCIA GERAL: A RESSURREIÇÃO DE CRISTO É A NOSSA ESPERANÇA


Cidade do Vaticano, 15 abr (RV) - O Santo Padre deixou, esta manhã, a residência pontifícia de verão de Castel Gandolfo – onde se encontra desde domingo passado – para vir ao Vaticano para o habitual encontro com os fiéis, peregrinos e turistas provenientes de todas as partes do mundo, realizado, hoje, na Praça São Pedro.

Bento XVI dedicou a primeira audiência geral após a Páscoa ao que definiu como sendo "o coração da mensagem evangélica" e que mantém a Igreja "em festa" até o Pentecostes.

A ressurreição de Jesus não é um "mito" que "antigas teorias" buscam negar, mas um "fato histórico" que revolucionou a vida de gerações inteiras – ressaltou o pontífice diante de cerca de 40 mil presentes na Praça São Pedro.

Com a Ressurreição de Cristo, a Palavra de Deus se fez história dos homens, aliás, fez mais que isso, se fez "carne". Bento XVI explicou que os cinqüenta dias da Páscoa até o Pentecostes são o único "Aleluia" que a Igreja canta há mais de dois mil anos anunciando em todos os tempos essa "novidade fortemente impressionante".

Bento XVI insistiu muito sobre o "mistério da Páscoa" que "envolve todo o arco da nossa existência" e que traz consigo o imperativo de ser proclamado:

"Portanto, é fundamental para a nossa fé e para o nosso testemunho cristão, proclamar a ressurreição de Jesus de Nazaré como evento real, histórico, atestado por muitas e autorizadas testemunhas. E o afirmamos com força porque, também em nossos tempos, não falta quem busca negar a sua historicidade reduzindo a narração evangélica a um mito, a uma 'visão' dos Apóstolos, retomando e apresentando teorias antigas e já conhecidas como novas e científicas."

O papa explicou também a "natureza" do mistério pascal.

"A Ressurreição não foi para Jesus um simples retorno à vida precedente. De fato, nesse caso não foi uma coisa do passado: dois mil anos atrás alguém ressurgiu, retornou à sua vida precedente, como se deu com Lázaro. A ressurreição se coloca em outra dimensão: é a passagem a uma dimensão de vida profundamente nova, que diz respeito também a nós, que envolve toda a família humana, a história e o universo."

"É um anúncio que gerações inteiras de homens e mulheres ao longo dos séculos acolheram com fé e testemunharam, não raramente a preço de seu sangue, com o martírio." E referindo-se à célebre passagem de São Paulo em sua Carta aos Coríntios, o pontífice repetiu que todo aspecto espiritual e histórico da Ressurreição é fruto de uma "fiel" transmissão daquilo que se deu no dia em que o sepulcro foi encontrado vazio.

A Ressurreição, escreve Paulo, se dá "segundo as Escrituras", e isso, mais uma vez "nos faz compreender que a morte do Filho de Deus pertence ao tecido da história da salvação, e, aliás, nos faz entender que tal história recebe dela a sua lógica e o seu verdadeiro significado (...) a morte de Cristo testemunha que a Palavra de Deus se fez 'carne' profundamente, se fez história humana".

O pontífice concluiu a catequese convidando os cristãos a se deixarem iluminar pela luz de Cristo ressuscitado e a serem os anunciadores no terceiro milênio, como os Apóstolos na primeira hora da Igreja:

"Não podemos guardar para nós o anúncio dessa Verdade que muda a vida de todos. E com humilde confiança: 'Jesus, que ressurgindo dos mortos antecipou a nossa ressurreição, nós cremos em Ti'."

Nas saudações, em várias línguas, aos diversos grupos de fiéis, peregrinos e turistas presentes, Bento XVI saudou um grupo de diáconos da Companhia de Jesus, e os reitores e educadores dos Pontifícios Seminários Regionais da Itália.

Por fim, o papa foi calorosamente aplaudido pelos presentes ao ser recordado que amanhã, dia 16, festejará o seu 82º aniversário natalício, e no próximo domingo, dia 19, o 4º aniversário de sua eleição pontifícia.

Ouçamos a saudação do Santo Padre aos presentes de língua portuguesa: RealAudioMP3

"Amados peregrinos de língua portuguesa, alegrai-vos e exultai comigo, porque o Senhor Jesus ressuscitou. A ressurreição de Cristo é a nossa esperança! Este pregão pascal ressoa por toda a terra: ressoa no coração dos brasileiros e dos portugueses de Lamego e da diocese de Coimbra! Com alegria, saúdo a comunidade do seu Seminário Maior que, há 250 anos, facilita esta passagem do testemunho da ressurreição, com a formação de novos arautos e servidores. Sobre todos, desça a minha Bênção. Ad multos annos!"

Bento XVI concluiu a audiência geral concedendo a todos a sua Bênção apostólica. (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.