2008-10-01 18:08:25

BENTO XVI: CRISTIANISMO É SERVIR O EVANGELHO E OS POBRES


Cidade do Vaticano, 1º out (RV) - Na Igreja, existem diversos carismas, mas o que importa é que cada cristão seja fiel à verdade do Evangelho e se dedique a servir os mais pobres, com a "franqueza" e a liberdade de São Paulo. Ao apóstolo Paulo _ apóstolo dos gentios _ Bento XVI dedicou sua reflexão, na Audiência Geral desta quarta-feira, na Praça São Pedro, repleta de fiéis e peregrinos provenientes dos mais diversos recantos do mundo.

Em sua catequese, o pontífice analisou dois momentos-chaves na vida de São Paulo: o Concílio de Jerusalém e o chamado "incidente de Antioquia".

Existe uma palavra, na experiência humana, que abre sempre infinitos horizontes e que assume significados ainda mais profundos, à luz da mensagem de Cristo. Esta palavra é "liberdade". Bento XVI citou-a insistentemente, esta manhã, exaltando o apóstolo que mais expressou a sua força, isto é, a força da palavra "liberdade", graças à sua fé cristalina: São Paulo. Mas a liberdade como ele a entende, tem características precisas, explicou o papa: nasce do Espírito Santo, é coerente com a "verdade do Evangelho" e jamais esquece os pobres. Nesse contexto, o Santo Padre precisou:
 
"A liberdade cristã não se identifica jamais com a libertinagem ou com o arbítrio de se fazer o que bem se quiser; ela atua na conformidade a Cristo e, portanto no autêntico serviço aos irmãos, sobretudo os mais necessitados."

A "coleta" realizada em favor dos pobres _ acrescentou o pontífice _ envolveu todas as Igrejas fundadas por Paulo no Ocidente. "Não foi obrigatória, mas livre e espontânea" _ observou Bento XVI _ testemunhando que, no âmbito da Igreja, o amor pelos pobres e o culto caminham juntos pela mesma estrada.
 
"Tratou-se _ disse o papa _ de uma iniciativa totalmente nova no panorama das atividades religiosas. A coleta exprimia o débito das suas comunidades para com a Igreja-mãe, na Palestina, da qual haviam recebido o dom do Evangelho. É tão grande o valor que Paulo atribui a esse gesto de compartilhar, que ele raramente o chama apenas de "coleta". Para ele, essa "coleta" é muito mais: é serviço, bênção, amor, graça e liturgia."

No que diz respeito ao "incidente de Antioquia", Pedro, para não escandalizar os cristãos que observavam as normas sobre a pureza alimentar, deixou de comer com os pagãos. Paulo reagiu, acusando Pedro de "hipocrisia". Na verdade _ observou o papa _ Pedro e Paulo tinham preocupações diversas, todavia _ concluiu _ o incidente de Antioquia "é uma lição que devemos também aprender".
 
"Com os carismas diversos confiados a Pedro e Paulo, deixemo-nos, todos, guiar pelo Espírito, buscando viver na liberdade que encontra a sua orientação na fé em Cristo, e se concretiza no serviço aos irmãos. Essencial é sermos sempre mais conformes a Cristo. É assim que nos tornamos realmente livres, assim se expressa em nós o núcleo mais profundo da Lei: o amor a Deus e ao próximo."

Ao término de sua catequese, o Santo Padre saudou os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes, falando-lhes em suas respectivas línguas, convidando os fiéis a rezarem pela próxima assembléia sinodal, que terá lugar no Vaticano, de 5 a 26 de outubro. A seguir, concedeu a todos a sua bênção apostólica.

"Amados irmãos e irmãs, aos peregrinos de língua portuguesa que vieram de Portugal e do Brasil, saúdo cordialmente com estima e sincero afeto. Seguindo os passos da catequese de hoje, faço votos por que possais acompanhar, unidos às intenções do papa, as celebrações e o desenrolar da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, subordinada ao tema: "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". Todo Concílio e Sínodo são, com efeito, um evento do Espírito. Por isso, ajudados pelos dons do Altíssimo, confiamos no sucesso deste significativo acontecimento eclesial. Que Deus vos abençoe!" RealAudioMP3 (AF) 







All the contents on this site are copyrighted ©.