2008-06-12 20:52:02

FAZER CONHECER E AMAR A PALAVRA DE DEUS: APRESENTADO INSTRUMENTUM LABORIS DO SÍNODO DOS BISPOS


Cidade do Vaticano, 12 jun (RV) - Conhecer e amar a Palavra de Deus para reforçar, através dela, a comunhão eclesial, revigorar a missão, renovar a fantasia da caridade para ir ao encontro dos problemas do homem de hoje: o Sínodo dos Bispos, que se realizará em Roma de 5 a 26 de outubro, pretende favorecer esses objetivos.

Com o tema "A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", o Sínodo terá uma índole pastoral e missionária, como explica o Instrumentum Laboris (Instrumento de trabalho) apresentado esta manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé.

O documento contém também diversas citações de Bento XVI e o seu convite à Igreja a renovar-se fazendo votos de uma nova primavera espiritual.

-Ele é fruto da reflexão de 13 Sínodos dos bispos das Igrejas Orientais Católicas sui iuris, das 113 Conferências episcopais, dos 25 organismos da Cúria Romana e da União dos Superiores Gerais.

O Instrumentum Laboris da XXII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos endereçará os prelados a um trabalho pastoral e missionário.

Refletindo sobre a Palavra de Deus os bispos deverão refletir sobre como estimular o amor profundo pela Sagrada Escritura para que os fiéis tenham amplo acesso a ela, como promover a Lectio Divina, e sobre como fazer redescobrir o nexo entre Palavra de Deus e liturgia.

Foi o que ressaltou o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterović, que explicou o conteúdo do Instrumentum Laboris. Dividido em três partes, desenvolve: 1) O Mistério de Deus que nos fala; 2) A Palavra de Deus na vida da Igreja; 3) A Palavra de Deus na missão da Igreja.

Ressaltando que hoje a Bíblia _ o livro mais difundido e traduzido _ pode ser lida em 2.454 línguas e que as línguas no mundo são 6.700, Dom Eterović ressaltou que ela é pouco lida; na Itália, por exemplo, somente 38% dos praticantes a teriam aberto nos últimos 12 meses.
Mas como “atestação da relação entre Deus e o homem” a Escritura “a ilumina e orienta de modo certo” _ disse o prelado _, por isso o fiel deve rever a sua atitude diante da Palavra de Deus:

“Essa relação é caracterizada pela escuta: a Deus que revela é devida a ‘obediência da fé’; pela fé, o homem entrega-se total e livremente a Deus (cf. Dei Verbum 5). Isso se dá em nível pessoal e comunitário, na comunhão da Igreja. Portanto, a Palavra de Deus transforma a vida daqueles que a escutam e buscam colocá-la em prática.”

E a palavra de Deus _ prosseguiu o prelado _ deverá impregnar os múltiplos serviços da Igreja, por isso deverá ser valorizada na liturgia e nos sacramentos, para levar também “a uma sempre melhor diaconia, serviço da caridade, que é nota essencial da Igreja querida por Cristo”.

Depois, o Instrumentum Laboris dedica um capítulo “às relações ecumênicas e inter-religiosas sem esquecer os nexos da Bíblia com aqueles que se declaram distantes da Igreja ou até mesmo não-fiéis”. “Trata-se do diálogo que normalmente acompanha a missão”, afirmou Dom Eterović, acrescentando que “a Sagrada Escritura é um importante vínculo de unidade com os outros cristãos, membros das Igrejas e comunidades cristãs”.

Foram feitas também “importantes considerações em relação aos fiéis pertencentes às religiões tradicionais e às que têm as suas sagradas escrituras (o Hinduísmo, o Budismo, o Jainismo, o Taoísmo) e, de modo particular, o Islã”.

“Embora o cristianismo seja mais a religião da pessoa de Jesus Cristo e não do Livro” _ prosseguiu o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, todavia, a Sagrada Escritura permanece “um ponto importante no diálogo inter-religioso”, assim como é importante “para a cultura de numerosos povos”:

“Sobretudo para a cultura do chamado Ocidente para o qual tal Livro representa o ‘grande código’, fundamento comum para a busca de um autêntico humanismo ao qual, como afirma o Santo Padre Bento XVI, o cristianismo tem a oferecer ‘a mais potente força de renovação e de elevação, isto é, o amor a Deus que se faz amor humano’.” (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.