2008-06-09 13:09:01

Escuta da Palavra e celebração eucarística diária sejam "o vosso pão quotidiano": Bento XVI aos padres que se preparam para a vida diplomática ao serviço da Santa Sé


(9/6/2008) “É a unidade com Jesus o segredo do autêntico sucesso do ministério de qualquer sacerdote”: recordou Bento XVI, recebendo nesta segunda-feira, no Vaticano, a comunidade da Pontifícia Academia Eclesiástica onde se preparam os padres destinados à actividade diplomática da Santa Sé.
O Papa encorajou-os a aproveitar cuidadosamente este precioso tempo de formação para acumular e consolidar aquelas “competências que não se podem improvisar” e de que terão necessidade no seu “ministério apostólico e diplomático”, serviço que vão desenvolver em circunstâncias concretas não simples, recordou:

“Sereis postos em contacto com realidades eclesiais que há que compreender e apoiar; vivereis muitas vezes longe da vossa terra de origem, em países que haveis de aprender a conhecer e a amar; tereis que abordar o mundo da diplomacia bilateral e multilateral, prontos a oferecer não só a vossa experiência diplomática, mas também e sobretudo o vosso testemunho sacerdotal.

“Para além da necessária e indispensável preparação jurídica, teológica e diplomática (observou o Papa), aquilo que mais conta é que disponhais a vossa vida e actividade segundo um amor fiel a Cristo e à Igreja, que suscite em vós uma acolhedora sensibilidade pastoral em relação a todos”. Daqui o apelo a serem “pastores segundo o coração de Cristo”, mantendo com Ele “um colóquio íntimo quotidiano”.

“É a unidade com Jesus o segredo do autêntico sucesso do ministério de cada sacerdote. Todo e qualquer trabalho que desempenhardes na Igreja, preocupai-vos em ser sempre verdadeiros amigos seus, amigos fiéis que o encontraram e aprenderam a amá-Lo acima de todas as coisas. Há-de ser a comunhão com Ele, o divino Mestre das nossas almas, a assegurar-vos a serenidade e a paz também nos momentos mais complexos e difíceis”.

Num mundo frenético, onde se corre muitas vezes o risco de perder o sentido da existência, “há que testemunhar a presença de Deus, de um Deus que compreenda o homem e saiba falar ao seu coração”. Para tal, o Papa considera tarefa dos futuros representantes da diplomacia da Santa Sé proclamar com o próprio modo de viver (mais do que com palavras) “o Evangelho do amor, em ambientes por vezes muito distantes da experiência cristã”.

“Seja o pão vosso de cada dia a oração, a meditação e a escuta da Palavra de Deus. Se crescer em vós a comunhão com Jesus, se viverdes d’Ele e não só para Ele, irradiareis o seu amor e a sua alegria.
Juntamente com a escuta quotidiana da Palavra de Deus, que a Celebração da Eucaristia seja o coração e o centro de cada vossa jornada e de todo o vosso ministério”.








All the contents on this site are copyrighted ©.