2008-05-28 14:42:15

O serviço da autoridade e a obediência: instrução da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica


(28/5/2008) Um apelo a exercer a obediência e a autoridade no interior dos institutos religiosos em nome da fé e não como simples execução de regras, foi feito pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica numa instrução publicada nesta quarta feira.
A recomendação dirigida aos membros dos institutos religiosos e outras pessoas consagradas, vem juntar-se ás muitas outras que nos últimos tempos vieram do Papa Bento XVI, em particular durante a sua viagem aos Estados Unidos em que varias vezes convidou os religiosos a uma maior disciplina, embora entendida em sentido cristão.
A instrução de cerca de 50 paginas, que acaba de ser publicada, explica que a obediência cristã e religiosa não se configura antes de mais ou simplesmente como uma execução de leis ou disposições eclesiásticas ou religiosas, mas como o momento de um percurso de procura de Deus, que passa através da escuta da sua Palavra, a tomada de consciência do seu desígnio de amor, a experiência fundamental de Cristo, o obediente por amor até á morte na cruz.
Ao mesmo tempo a autoridade, na vida religiosa deve ser vista como ajuda á comunidade a procurar e a cumprir a vontade de Deus.
Quer dizer, nem obediência passiva, nem autoridade fim a si mesma devem caracterizar a vida de religiosas e religiosos, mas um serviço comum á fé e á comunidade, cada um segundo o próprio papel. E nos momentos difíceis – salienta a instrução – é necessário fazer referencia ao Obediente por excelência, Cristo, o qual – segundo Evangelho – aprendeu a obediência das coisas que sofreu. A Autoridade, enquanto mediação humana não é infalível, admite a Congregação para os religiosos, mas todas as vezes que o religioso se encontra diante de um comando que lhe é dado legitimamente, o Senhor pede que se obedeça á autoridade que naquele momento O representa.








All the contents on this site are copyrighted ©.