2008-05-25 13:04:37

"A Eucaristia é escola de caridade e de solidariedade": Bento XVI domingo ao meio-dia, antes do Angelus dominical


(25/5/2008) O significado da festa do “Corpo de Deus” que se celebra neste domingo em muitos países do mundo, incluindo a Itália, e também uma saudação particular aos chineses – aspectos salientes das palavras do Papa, ao meio-dia, dirigindo-se, da janela dos seus aposentos, à multidão congregada na Praça de São Pedro.

Recordando que domingo passado se celebrou o mistério da Santíssima Trindade, ao passo que hoje (em muitas partes) os olhares se fixam na Hóstia santa, observou Bento XVI:

“É o mesmo Deus! O mesmo Amor! É esta a beleza da verdade Cristã: o Criador e Senhor de todas as coisas fez-se grão de trigo para ser semeado na nossa terra, nos sulcos da nossa história. Fez-se pão para ser repartido, partilhado, comido. Fez-se nosso alimento para nos dar a vida, a sua própria vida divina”.

“Nasceu em Belém, que em língua hebraica quer dizer Casa do pão e quando começou a pregar às multidões revelou que o Pai o tinha mandado ao mundo como pão vivo descido do céu, como pão da vida.

“ A Eucaristia é escola de caridade e de solidariedade. Quem se alimenta do Pão de Cristo não pode ficar indiferente perante quem, mesmo nos nossos dias, não dispõe do pão quotidiano. São muitos os pais que dificilmente conseguem arranjar pão para si e para os filhos. É um problema cada vez mais grave que a comunidade internacional tem muita dificuldade em resolver.”

Pela sua parte, assegurou o Papa , “a Igreja não só reza o pão nosso de cada dia nos dai hoje, mas também, seguindo o exemplo do Senhor, empenha-se de todos os modos em multiplicar os cinco pães e os dois peixes com inumeráveis iniciativas de promoção humana e de partilha, para que a ninguém falte o necessário para viver”.

“Que a festa do Corpo de Deus seja ocasião para crescer nesta atenção concreta aos irmãos, especialmente aos pobres. Obtenha-nos esta graça a Virgem Maria”.
“Que Maria, que levando no seu seio Jesus foi o tabernáculo vivo da Eucaristia, nos comunique a mesma fé no santo mistério do Corpo e Sangue do seu divino Filho, para que seja verdadeiramente o centro da nossa vida”.








All the contents on this site are copyrighted ©.