2008-04-21 12:11:11

PAPA CELEBRA MISSA NO "YANKEE STADIUM" DE NOVA YORK


Nova York, 21 abr (RV) - Na tarde deste domingo, o papa celebrou a Santa Missa no "Yankee Stadium" de Nova York. Estavam presentes na celebração delegações de Boston, Louisville, Nova York, Philadelphia e Baltimore. No início da celebração, o arcebispo de Nova York, Cardeal Edward M. Egan fez um discurso de boas-vindas.

Na sua homilia, depois de recordar os 200 anos da criação das dioceses acima citadas, que foram desmembradas da sede-mãe de Baltimore, o Santo Padre citou a primeira leitura da missa, na qual vemos na imposição das mãos sobre os primeiros diáconos que a unidade da Igreja é apostólica, isto é, uma unidade visível fundada nos Apóstolos.

"'Autoridade' ... 'obediência'. Para ser francos, essas palavras não são fáceis de serem pronunciadas hoje. Palavras como essas representam um 'obstáculo' para muitos nossos contemporâneos, especialmente numa sociedade que justamente dá grande valor à liberdade pessoal. Mas, à luz da nossa fé em Jesus Cristo, chegamos a ver o sentido mais amplo, o valor e até mesmo a beleza de tais palavras. O Evangelho nos ensina que a verdadeira liberdade, a liberdade dos filhos de Deus, pode ser encontrada somente na perda de si, que é parte do mistério do amor. Somente perdendo a nós mesmos, nos diz o Senhor, nos encontramos verdadeiramente. A verdadeira liberdade é um dom gratuito de Deus, o fruto da conversão à sua verdade, a verdade que nos torna livres."

Todos os dias nesta terra, continuou o papa, os senhores e muitos outros rezam com as mesmas palavras: Venha a nós o vosso Reino. Rezar com fervor pela vinda do Reino significa estar constantemente alerta para os sinais de sua presença, trabalhando para o seu crescimento em todos os setores da sociedade. Quer dizer enfrentar os desafios do presente e do futuro confiantes na vitória de Cristo. Significa superar todo tipo de separação entre fé e vida, opondo-se aos falsos evangelhos de liberdade e de felicidade. Significa rejeitar a falsa dicotomia entre fé e vida política, pois, como afirmou o Concilio Vaticano II, "nenhuma atividade humana, nem mesmo as coisas temporais, pode subtrair-se ao domínio de Deus".

Em seguida, o papa recordou o encontro de sábado com os jovens, afirmando que eles são o futuro da Igreja e têm o direito a todas as orações e a toda ajuda que podemos oferecer.

Antes de concluir sua homilia, falando em espanhol, Bento XVI voltou a reafirmar o desejo de que Cristo, Caminho, Verdade e Vida, seja sempre mais conhecido e amado.

"Aqui, neste país de liberdade, quero proclamar com força que a Palavra de Cristo não elimina as nossas aspirações a uma vida plena e livre, mas nos revela a nossa verdadeira dignidade de filhos de Deus e nos encoraja a lutar contra tudo o que nos escraviza, começando pelo egoísmo e pelas nossas paixões. Ao mesmo tempo, nos encoraja a manifestar a nossa fé através da nossa vida de caridade e a fazer com que as nossas comunidades eclesiais sejam, dia após dias, mais acolhedoras e fraternas." (SP/BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.