2008-03-19 12:40:11

Papa pede orações pelo Tibet e recomenda a via do diálogo, no final da audiência geral da Semana Santa. Tema da sua catequese, os ritos do Tríduo Pascal


(19/3/2008) Bento XVI exprimiu “tristeza e mágoa perante o sofrimento de tantas pessoas no Tibet e fez votos de que se escolha o caminho do diálogo, até porque com a violência não se resolvem os problemas, pelo contrário. No final da audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano, o Santo Padre referiu acompanhar “com grande trepidação” as notícias que nestes dias chegam do Tibet.
“O meu coração de Pai sente tristeza e dor perante o sofrimento de tantas pessoas. O mistério da paixão e morte de Jesus, que revivemos nesta Semana Santa, ajuda-nos a ser particularmente sensíveis à sua situação.
Com a violência não se resolvem, só se agravam os problemas. Convido-vos a unir-vos a mim na oração. Peçamos ao Deus omnipotente, fonte de luz, que ilumine as mentes de todos e dê a cada um a coragem de escolher a via do diálogo e da tolerância”.
Em plena Semana Santa, a catequese da audiência geral foi naturalmente dedicada pelo Papa ao significado dos ritos do Tríduo Pascal. Bento XVI recordou que na Quinta-feira Santa a Igreja faz memória da Última Ceia, na qual o Senhor instituiu os Sacramentos da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial e nos deixou o mandamento novo do amor fraterno. O gesto do lava-pés – observou o Papa – convida-nos a viver como serviço o mandamento do amor.
Sexta-feira Santa, a Igreja acompanha Jesus na sua paixão e morte e medita o mistério do mal e do pecado que oprime a humanidade, orando pelas intenções da Igreja, adorando a Cruz e comungando. Também se realizam actos de piedade popular como procissões, representações sagradas e a Via Sacra.
Finalmente, o Sábado Santo, marcado por um grande silêncio. Esperando a ressurreição do Senhor, os crentes perseveram em oração juntamente com Maria. O dia conclui com a Vigília Pascal, que introduz o domingo mais importante da história, o da Páscoa de Cristo. O círio que se acende a meio da noite é o símbolo de Cristo que ressuscita glorioso.
Bento XVI pediu orações pelas situações que afligem a humanidade. “Sabemos que o ódio, a divisão e a violência não têm mais a última palavra nos acontecimentos da história”.
“Hoje reavivamos a grande esperança: Cristo crucificado ressuscitou e conquistou o mundo. Devemos, a partir dele, construir um mundo fundado sobre a paz, sobre a justiça e sobre o amor”.
De entre os muitos peregrinos presentes nesta audiência geral, encontravam-se também grupos de portugueses, aos quais o Papa reservou uma saudação na nossa língua: RealAudioMP3
“Saúdo cordialmente os peregrinos portugueses do Instituto Cultural da Maia e o grupo de Escuteiros da Diocese do Porto. Que a vinda a Roma vos fortaleça na fé e avive no vosso ânimo a coragem para testemunhar a grandeza do amor de Jesus Cristo, vencedor do mal, pelo seu sofrimento, e ressuscitado para ser a nossa esperança e a nossa paz. A todos os visitantes de língua portuguesa desejo uma feliz e santa Páscoa!”








All the contents on this site are copyrighted ©.