2008-02-22 12:39:57

“As vocações ao serviço da Igreja-missão” é o tema do 45º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.


( 22/22008) Foi publicada nesta sexta feira a mensagem do Santo Padre para o 45° dia mundial de orações pelas vocações que terá lugar no dia 13 de Abril, IV Domingo da Páscoa
Bento XVI recorda o mandato de Jesus ressuscitado aos apóstolos “Ide, pois, fazei discípulos meus entre todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. “Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Na pregação na Galileia, na vida pública, Jesus escolheu os discípulos como seus directos colaboradores no ministério messiânico- recorda a Mensagem. Por exemplo, na multiplicação dos pães, quando disse aos Apóstolos “Dai-lhes vós mesmo de comer”, animando-os a assumir o peso das necessidades das multidões, às quais queria oferecer o alimento para saciar-lhes a fome, mas também revelar o alimento “que dura para a vida eterna”.
Do seu olhar de amor brotava o convite aos discípulos: “Pedi ao Senhor da messe, que mande operários para sua messe”. O que “impeliu” os Apóstolos, tanto no início como no decorrer dos tempos, foi sempre “o amor de Cristo” – sublinha o Papa. Como fiéis servidores da Igreja, dóceis à acção do Espírito Santo, muitos missionários, ao longo dos séculos, seguiram as pegadas dos primeiros discípulos.
Entre os que se dedicam totalmente a serviço do Evangelho estão, de modo particular, muitos sacerdotes chamados para anunciar a Palavra de Deus, administrar os sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação, dedicados ao serviço dos mais débeis, dos doentes, dos sofredores, dos pobres e dos que passam por momentos difíceis. Bento XVI reserva uma palavra de especial reconhecimento aos padres fidei donum que edificam a comunidade com competência, generosidade e dedicação, anunciando a palavra de Deus e repartindo o pão da vida, sem pouparem as suas energias ao serviço da missão da Igreja. E dá também graças a Deus pelos numerosos sacerdotes que tiveram de sofrer até ao sacrifício da vida por servir a Cristo.
Uma última referência dedica-a o Papa aos religiosos, homens e as mulheres, que desde sempre na Igreja, movidos pela acção do Espírito Santo, optaram por viver radicalmente o Evangelho. Esta multidão de religiosos e de religiosas, de vida contemplativa e activa, sempre tem tido uma parte importantíssima na evangelização do mundo – sublinha a Mensagem.
( texto integral em Documentos do Vaticano)








All the contents on this site are copyrighted ©.