2008-02-10 15:22:51

Quaresma, um tempo de empenho particular no combate espiritual, salientou o Papa antes da recitação do Angelus. Bento XVI referiu-se também aos 150 anos das aparições de Lourdes, com o convite á conversão.


(11/2/2008) Dirigindo-se aos milhares de fieis congregados neste Domingo na Praça de São Pedro para a recitação da oração mariana do Angelus do meio dia, Bento XVI explicou o significado da entrada na Quaresma, iniciada Quarta Feira com o jejum e o rito da imposição das Cinzas.
“Significa iniciar um tempo de empenho particular no combate espiritual que nos opõe ao mal presente no mundo, em cada um de nós e á nossa volta. Quer dizer, fixar o olhar no mal e dispor-se a lutar contra os seus efeitos, sobretudo contra as suas causas, até á causa ultima, que é Satanás. Significa não descarregar o problema do mal sobre os outros, sobre a sociedade ou sobre Deus, mas reconhecer as próprias responsabilidades, e assumi-las conscientemente. A este propósito ecoa com grande urgência , para nós cristãos, o convite de Jesus a abraçar cada um a própria cruz e a segui-LO com humildade e confiança.
A cruz, por muito que possa ser pesada, não é sinonimo de desventura , de desgraça que se deve evitar o mais possível, mas oportunidade para nos colocarmos na sequela de Jesus e assim adquirir força na luta contra o pecado e o mal.
Entrar na Quaresma significa portanto renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal juntamente com Cristo. O caminho da Cruz de facto é o único que leva á vitoria do amor sobre o ódio, da partilha sobe o egoísmo, da paz sobre a violência . Vista deste maneira, a Quaresma é verdadeiramente uma ocasião de forte empenho ascético e espiritual fundado na graça de Cristo.
Bento XVI recordou depois que este ano o inicio da Quaresma coincide providencialmente com os 150 anos das aparições de Lourdes
Quatro anos depois da proclamação do dogma da Imaculada Conceição pelo beato Pio IX, Maria mostrou-se pela primeira vez a 11 de Fevereiro de 1858 a Santa Bernardette Soubirous na gruta de Massabielle. Seguiram-se outras aparições sucessivas acompanhadas por acontecimentos extraordinários e finalmente a Virgem Santa despediu-se revelando á jovem vidente, na língua local: Eu sou a Imaculada Conceição”.
A mensagem que Nossa Senhora continua a difundir em Lourdes recorda as palavras que Jesus proferiu precisamente no inicio da sua vida pública e que nós ouvimos várias vezes nestes dias de Quaresma: “convertei-vos e acreditai no Evangelho”, rezai e fazei penitencia.
O Papa convidou a acolher o convite de Maria que ecoa o convite de Cristo e a pedir-lhe que obtenha para nós a graça de entrar com fé na Quaresma, para viver este tempo de graça com alegria interior e empenho generoso.
Bento XVI recordou depois que neste dia 11, memoria litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes se celebra o Dia Mundial do Doente; e saudou os peregrinos que se reunirão na Basílica de São Pedro guiados pelo Cardeal Lozano Barragán, Presidente do Conselho Pontifício para a pastoral da saúde. O Papa não poderá encontrá-los porque inicia neste Domingo os Exercícios Espirituais, mas no silêncio e no recolhimento rezará por eles e por todas as necessidades da Igreja e do mundo. E a todos aqueles que quiserem recordá-lo nas suas orações ao Senhor, manifestou desde já o seu sincero obrigado.








All the contents on this site are copyrighted ©.