2007-12-17 18:10:37

PE. LOMBARDI SOBRE NOTA DA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ: EVANGELIZAÇÃO É "OFERTA APAIXONADA DO AMOR DE CRISTO"


Cidade do Vaticano, 17 dez (RV) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, em seu editorial intitulado "Octava Dies", para o Centro Televisivo Vaticano (CTV), do qual é também diretor, definiu a evangelização como uma "oferta apaixonada do que se pode ter de maior e mais belo na vida: o amor de Cristo".

O editorial se refere à Nota doutrinal da Congregação para a Doutrina da Fé "sobre alguns aspectos da evangelização", apresentada na última sexta-feira, dia 14, no Vaticano.

No texto, Pe. Lombardi recorda as palavras do apóstolo Paulo, quando evoca sua missão: "Ai de mim se não evangelizar". "Estas fortes palavras de São Paulo _ diz Pe. Lombardi _ continuam ecoando ainda hoje, no coração de todo autêntico fiel, estupefato e conquistado pelo amor de Cristo por ele, e desejoso de comunicar o dom recebido."

O editorial diz ainda que "é uma conseqüência natural da fé cristã, um oferecimento apaixonado do que se pode ter de maior e mais belo na vida, e que não se quer conservar egoisticamente, só para si". Trata-se de um oferecimento, não de uma imposição ou constrição, um oferecimento feito em liberdade e à liberdade, feito por amor, amor a Cristo e aos demais; e o amor existe só onde existe liberdade".

Comentando a nota da Congregação para a Doutrina da Fé, Pe. Lombardi afirma ainda, que o objetivo é "libertar-nos de uma atitude de injustificada timidez, como se o anúncio do Evangelho fosse uma interferência indiscreta na vida dos demais, como se fosse indiferente para a existência, conhecer ou não Jesus Cristo".

"Não, não é indiferente, nem para nós nem para os demais, e de fato, se nosso anúncio deve ser crível, não será um anúncio só com palavras, mas igualmente com o testemunho de vida, digamos também com a santidade de vida" _ diz Pe. Lombardi.

É um documento muito belo, "que nos foi presenteado neste tempo de Advento", porque "também nós devemos preparar o caminho para a chegada do Senhor", conclui o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. (RR/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.