2007-12-02 18:12:36

ANGELUS: PAPA EXPLICA A ESPERANÇA INTIMAMENTE LIGADA AO ADVENTO


Cidade do Vaticano, 02 Dez (RV) - Neste primeiro domingo do Advento, período de preparação ao Natal, Bento XVI assomou à janela de seus aposentos, para rezar _ juntamente com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro _ a oração mariana do Angelus.

Em sua alocução, o papa falou sobre o novo ano Litúrgico que se inicia hoje, precisamente com o I Domingo do Advento.

"O Povo de Deus _ disse Bento XVI _ põe-se novamente a caminho, para viver o mistério de Cristo na história. Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre. A história, ao invés, muda e requer sempre uma constante evangelização. Ela precisa ser renovada a partir de seu interior. A única verdadeira novidade é Cristo! Ele é o pleno cumprimento e o futuro luminoso do homem e do mundo."

O Advento, portanto _ frisou o Santo Padre _ é um tempo propício para despertar em nossos corações a espera de Cristo que vem. O Filho de Deus já veio em Belém, há mais de 20 séculos, mas Ele sempre retorna à nossa alma e a nossas comunidades, e retornará no final dos tempos "para julgar os vivos e os mortos". Por isso, os cristãos devem estar sempre vigilantes, animados pela íntima esperança de encontrar o Senhor.

Nesse ponto de sua reflexão, Bento XVI recordou sua nova encíclica, que acaba de ser publicada, intimamente ligada com a liturgia de hoje: Spes salvi (Salvos pela esperança) extraída da Carta de São Paulo aos Romanos.

"Neste como noutros textos do Novo Testamento _ explicou o papa _ a palavra "esperança" está intimamente ligada à palavra "fé"." Trata-se de um "dom que muda a vida de quem o recebe, como o demonstra a experiência de tantos santos e santas".

Nesse sentido, o pontífice perguntou: Em que consiste esta esperança tão grande e confiável? E respondeu: Consiste no conhecimento de Deus, na descoberta do seu coração de Pai, bom e misericordioso. Com a sua vinda entre nós, Jesus revelou sua Face, a face de um Deus amor, que nos transmite uma esperança indestrutível.

"O desenvolvimento da ciência moderna _ continuou a explicar o Santo Padre _ confinou, sempre mais, a fé e a esperança na esfera pessoal e individual. Dessa forma, hoje, parece evidente e até dramático, que o homem e o mundo precisam de Deus, do Deus verdadeiro, caso contrário, permanecem privados da esperança."

A ciência _ afirmou ainda Bento XVI _ contribui muito para o bem da humanidade, mas não tem condições de redimi-la. O homem é redimido pelo amor, que torna sua vida _ pessoal e social _ boa e bela.

Eis porque _ concluiu o Santo Padre _ a grande esperança, aquela plena e definitiva, é garantida por Deus que, por meio de Jesus, veio visitar-nos e deu-nos a vida e, através dele, voltará no fim do mundo. A nossa esperança está em Cristo! É a Ele que esperamos!

Após a oração mariana do Angelus, Bento XVI cumprimentou os presentes, em várias línguas, desejando a todos um bom Advento, em preparação ao Natal. (MT/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.