2007-11-07 20:02:21

BÍBLIA DEVE SER LIDA EM COMUNHÃO COM A IGREJA: PAPA DEDICA AUDIÊNCIA GERAL A SÃO JERÔNIMO


Cidade do Vaticano, 07 nov (RV) - A Bíblia tem palavras que transcendem os tempos: dirige-se ao coração de cada pessoa e, ao mesmo tempo, faz nascer a comunidade cristã _ a Igreja _ dentro da qual as palavras sagradas podem ser compreendidas em sua mais profunda verdade. Foi o ensinamento central da catequese de Bento XVI, na Audiência Geral desta quarta-feira, realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

Diante de cerca de 40 mil fiéis e peregrinos, provenientes de diversas partes do mundo, o pontífice apresentou a figura de um célebre biblista do século V, São Jerônimo, autor da "Vulgata" _ a tradução oficial do Antigo Testamento adotada pela Igreja latina.

São Jerônimo é, para a Bíblia, o que um famoso concertista é para a partitura de um clássico da música: estudo aprofundado, preparação, sensibilidade e dedicação aos textos sagrados fizeram dele um dos maiores exegetas e escritores da antiguidade cristã.

O Santo Padre o apresentou como um "Padre da Igreja, que colocou a Bíblia no centro de sua vida: traduziu-s, comentou-a em suas obras, e, sobretudo _ ressaltou _ procurou vivê-la concretamente, em sua longa existência terrena", permitindo _ entre outras coisas _ que a vasta produção de escritos da Igreja fosse acolhidos, em sua importância tanto espiritual quanto cultural.

O Santo Padre recordou as fases mais significativas da vida de São Jerônimo. Homem de caráter "forte", Jerônimo foi eremita e secretário de um papa _ São Dâmaso _ poliglota e cultor das obras-primas do pensamento antigo, monge no ânimo e defensor da fé contra os hereges.

Mas foram os livros do Antigo e Novo Testamento o objeto central da paixão, da fé e do trabalho de um homem que teve a sorte de concluir seus dias no lugar onde o cristianismo teve início: Belém.

A tradução latina dos textos bíblicos _ mais conhecida como "Vulgata" _ é seu inestimável legado à Igreja de todos os tempos. O seu deixar-se interpelar profundamente pela Bíblia _ como fez em seus primeiros anos, na desejada solidão do deserto _ continua sendo um exemplo antigo de uma atitude sempre atual para todo cristão _ afirmou Bento XVI.

"Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo." Por isso, é importante que todo cristão viva em contato e em diálogo pessoal com a Palavra de Deus, que nos é oferecida na Sagrada Escritura. Esse nosso diálogo com a Palavra de Deus deve sempre ter duas dimensões: a pessoal, porque Deus fala com cada um de nós mediante a Sagrada Escritura e tem uma mensagem para cada um. E devemos ler a Sagrada Escritura como palavra atual.

Mas "para não cair no individualismo", isto é, em uma compreensão personalista da Bíblia, é preciso sempre considerar _ disse o papa _ também outra característica da Sagrada Escritura: a de "dom" de Deus "para construir a comunidade da Igreja":

"Devemos lê-la em comunhão com a Igreja viva. O lugar privilegiado da leitura e da escuta da Palavra de Deus é a liturgia, na qual _ celebrando a Palavra e tornando o Corpo de Cristo presente no sacramento _ atualizamos a Palavra em nossa vida e a tornamos presente entre nós. Jamais devemos esquecer que a Palavra de Deus transcende os tempos."

Na conclusão da Audiência Geral, Bento XVI saudou o metropolita Innokentiy, do Patriarcado Ortodoxo de Moscou. Após o aperto de mão e um breve momento de conversação com o pontífice, o metropolita se despediu, presenteando o papa com um livreto em cuja capa está a foto do Patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as Rússias, Aleksej II.

Antes de sua bênção, o Santo Padre saudou os numerosos grupos de fiéis e peregrinos presentes, em diversos idiomas. Eis o que disse aos de língua portuguesa: "Com fraterna amizade saúdo os Bispos de Portugal aqui presentes em Visita ad Limina Apostolorum, com o seu povo no coração para a vida e para a morte. Compartilho a tristeza que vos vai na alma pelo desastre rodoviário de anteontem, com numerosas vítimas e dezenas de feridos; o braço forte do Pai celeste a todos guarde e console. Às famílias atingidas por esta tragédia e a quantos trabalham por remediar as suas conseqüências, levai a certeza da minha particular solidariedade orante. Sobre todos eles, vós e demais peregrinos aqui presentes de língua portuguesa, com menção especial para o grupo vindo do Brasil, desça a minha bênção." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.