2007-11-05 20:04:34

PAPA CELEBRA MISSA EM SUFRÁGIO DOS BISPOS E CARDEAIS FALECIDOS NOS ÚLTIMOS DOZE MESES


Cidade do Vaticano, 05 nov (RV) - Foram amigos de Jesus na vida terrena, agora se encontram imersos no eterno amor de Deus no céu. Foi o que disse o papa, na santa missa que presidiu, na manhã desta segunda-feira, na basílica vaticana, em sufrágio das almas dos bispos, arcebispos e cardeais falecidos aos longo dos últimos doze meses.

"Com fraterno afeto, recordo os nomes dos falecidos purpurados: Salvatore Pappalardo, Frédéric Etsou-Nzabi Bamungwabi, Antonio María Javierre, Angelo Felici, Jean-Marie Lustiger, Edouard Gagnon, Adam Kozłowiecki e Rosalio José Castillo Lara."

O Santo Padre ressaltou que a oração de sufrágio da Igreja se "apóia" na oração de Jesus quando diz: "Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste" (Jo 17,24). "Aqueles que me deste": é uma bonita definição do cristão, afirmou o pontífice:

"São homens que o Pai "deu" a Cristo. Tirou-os do mundo, aquele "mundo" que "não O conheceu" (Jo 17, 25), e os chamou a se tornarem amigos de Jesus. Essa foi a graça mais preciosa de toda a vida deles. Foram certamente homens com características diversas _ tanto por episódios pessoais quanto pelo ministério exercido _ todos, porém, tiveram em comum a coisa mais importante: a amizade com o Senhor Jesus. Tiveram essa amizade na terra, como sacerdotes, e agora, para além da morte, partilham nos céus esta "herança incorruptível, incontaminável e imarcescível" (1 Pt 1,4)."

É consoladora e salutar _ prosseguiu o papa _ meditar, na oração pelos defuntos, "sobre a confiança de Jesus no Pai" e "deixar-se assim, envolver pela luz serena desse abandono absoluto do Filho à vontade de seu Abbá" (Pai). "Uma esperança que não desilude", mesmo quando se atravessa a noite mais obscura, mesmo nas provações _ disse o pontífice _ experimentadas pelos bispos, arcebispos e cardeais falecidos, que assim, muitas vezes, recitaram o Salmo 42: "Por que te deprimes, ó minha alma, E te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo: Ele é minha salvação e meu Deus":

"Como sacerdotes, experimentaram toda a sua ressonância existencial, também assumindo sobre si, as acusações e a zombaria daqueles que dizem aos fiéis na prova: "Onde está o teu Deus?" Agora, ao término de seu exílio terreno, chegaram à pátria. Seguindo o caminho aberto por seu Senhor Ressuscitado, não entraram num templo feito por mãos humanas, mas no próprio céu (cfr Eb 9,24). Lá, junto com a bem-aventurada Virgem Maria e com todos os Santos, podem contemplar finalmente _ é a nossa oração _ a face de Deus e cantar eternamente os Seus louvores. Amém!" (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.