2007-11-01 20:29:39

PAPA AFIRMA QUE "SANTIDADE É DEVER DE TODOS OS HOMENS"


Cidade do Vaticano, 1º nov (RV) - A santidade não é um privilégio somente dos cristãos, e talvez de poucos heróicos cristãos, mas sim um dever de todos os seres humanos. Foi o que afirmou o papa, ao meio-dia desta quinta-feira, solenidade de Todos os Santos, durante o Angelus, diante de milhares de fiéis e peregrinos provenientes de diversas partes do mundo, reunidos na Praça São Pedro.

Bento XVI recordou que, "no início do Cristianismo, os membros da Igreja eram chamados também de "os santos"", ressaltando que o cristão, na realidade, "já é santo, porque o Batismo o une a Jesus e a Seu mistério pascal, mas deve, ao mesmo tempo, tornar-se santo, conformando-se a Ele sempre mais intimamente".

"Por vezes, se pensa que a santidade seja uma condição de privilégio reservada a poucos eleitos. Na realidade _ observou o pontífice _ tornar-se santo é dever de todo cristão, aliás, podemos dizer, de todo homem! O apóstolo Paulo escreve que Deus, desde sempre, nos abençoou e nos escolheu em Cristo, "para sermos santos e irrepreensíveis diante de seus olhos" (Ef 1, 3-4). Todos os seres humanos são, portanto, chamados à santidade que, em última análise, consiste em viver como filhos de Deus, naquela "semelhança" com Ele, segundo a qual foram criados."

"Todos os seres humanos _ prosseguiu o papa _ são filhos de Deus, e todos devem tornar-se aquilo que são, mediante o caminho exigente da liberdade. Deus, por isso, convida todos "a fazerem parte de Seu povo santo. O "Caminho" é Cristo, o Filho, o Santo de Deus: ninguém chega ao Pai a não ser por meio d'Ele."

A seguir, Bento XVI recordou que "sabiamente, a Igreja colocou em estreita sucessão a festa de Todos os Santos e a Comemoração dos Fiéis Defuntos". "A eles, dedicaremos de modo especial a nossa oração, e para eles celebraremos o sacrifício eucarístico. Na verdade, todo dia a Igreja nos convida a rezar por eles, oferecendo também os sofrimentos e os cansaços diários, a fim de que, completamente purificados, eles sejam aceitos para gozar, eternamente, da luz e da paz do Senhor."

O papa fez um convite a deixar-se guiar por Maria, que resplandece "no centro da assembléia dos Santos". "Colocando nossa mão na sua, sentimo-nos animados a trilhar com maior impulso, o caminho da santidade. A ela confiamos o nosso compromisso diário, e hoje pedimos à Virgem Maria, pelos nossos caros defuntos, na íntima esperança de reencontrar-nos um dia, todos juntos, na comunhão gloriosa dos santos." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.