2007-11-01 14:03:27

A santidade que torna livres, é tarefa de todos os seres humanos: Bento XVI antes do Angelus na Solenidade de Todos os Santos


(1/11/2007) Ás vezes pensa-se que a santidade é uma condição de privilegio reservada a poucos eleitos. Na realidade, tornar-se santo é a tarefa de cada cristão, poderíamos mesmo dizer de cada homem!
Foi o que salientou Bento XVI nesta quinta feira, Solenidade de todos os Santos, antes da recitação da oração mariana do Angelus com alguns milhares de pessoas congregadas ao meio dia na Praça de São Pedro.
O Papa recordou que nos primeiros tempos do Cristianismo os membros da Igreja eram chamados também “santos”. Na Primeira Carta aos Corintos, por exemplo São Paulo dirige-se “aos santificados em Jesus Cristo, chamados á santidade, com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de Jesus Cristo”.
O cristão de facto - salientou depois o Papa – é já santo, porque o Baptismo une-o a Jesus e ao seu mistério pascal, mas deve ao mesmo tempo tornar-se santo, conformando-se a Ele cada vez mais intimamente…
“Todos os seres humanos são portanto chamados á santidade que, em última análise, consiste em viver como filhos de Deus, naquela semelhança com Ele, segundo a qual foram criados. Todos os seres humanos são filhos de Deus, e todos devem tornar-se naquilo que são, através do caminho exigente da liberdade
Deus convida todos a fazerem parte do seu povo santo”

Á nossa oração de louvor a Deus e de veneração dos espíritos bem-aventurados, que hoje a liturgia nos apresenta como uma grande multidão que ninguém pode contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, une-se a oração de sufrágio por todos aqueles que nos precederam na passagem deste mundo á vida eterna. A eles, recordou Bento XVI, amanhã dedicaremos de maneira especial a nossa oração e por eles celebraremos o Sacrifício eucarístico. Na verdade, todos os dias a Igreja convida-nos a rezar por eles, oferecendo também os sofrimentos e as fadigas quotidianas para que, completamente purificados, sejam admitidos no gozo eterno da luz e da paz do Senhor.
No centro da assembleia dos Santos resplandece a Virgem Maria. Colocando a nossa mão na sua - disse o Papa a concluir – sentimo-nos animados a caminhar com um maior impulso na via da santidade.
A Ela confiamos o nosso empenho quotidiano e pedimos-lhe hoje também pelos nossos queridos defuntos, com a esperança intima de nos encontrarmos um dia todos juntos na comunhão gloriosa dos santos.








All the contents on this site are copyrighted ©.