2007-08-27 14:47:02

LIVRARIA EDITORA VATICANA PUBLICA COLETÂNEA DE CATEQUESES DO PAPA


Cidade do Vaticano, 25 ago (RV) - A Livraria Editora Vaticana publicou, nos dias passados, duas importantes coletâneas sobre o magistério de Bento XVI. Trata-se de dois volumes sobre os ensinamentos do papa, no ano 2006, e de uma obra de rápida leitura, que reúne o ciclo de catequeses do pontífice sobre os apóstolos e os primeiros discípulos de Cristo.

Nesta última, centralizada nas origens da Igreja, se colhe a grande atenção reservada por Bento XVI ao conhecimento dos fundamentos da nossa fé. Um compromisso catequético que caracteriza o pontificado de Bento XVI desde seus primeiros passos.

Um estilo particularmente apreciado pelo biblista docente de Introdução à Teologia da Universidade Católica de Milão, Pe. Bruno Maggioni, entrevistado pela Rádio Vaticano.

Pe. Bruno Maggioni:- "A minha reflexão não pode deixar de partir de uma aprovação completa do que o papa está fazendo: compartilho plenamente. É necessária a catequese; entendo por catequese, sobretudo, a clareza sobre os fundamentos dos quais deriva todo o resto. Para se ter uma idéia de Igreja devo partir da Igreja das origens. Jamais devo esquecer que ali há um espelho que deve ser atualizado. A história tem suas exigências, mas não há uma traição da lógica que nela se revela."

O papa convocou para o próximo ano, o Sínodo dos Bispos, que vai se realizar sobre o tema "Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja". O conhecimento das Sagradas Escrituras é hoje, certamente, muito escasso em muitos fiéis. Como afrontar esse problema, que o papa evidentemente coloca em primeiro plano, mediante suas catequeses?

Pe. Bruno Maggioni:- "Anos atrás _ e essa tendência persiste ainda hoje _ parecia que a palavra era suplantada pelas pesquisas secundárias sobre a origem da palavra, num mecanismo ou outro, e assim parecia desaparecer o verdadeiro significado, bonito, claro, lúcido da Palavra de Deus que se estava estudando. Agora, devo dizer que, por vezes, tenho medo do contrário, da tendência oposta, isto é, de uma leitura da Palavra improvisada, imediata, sem a o trabalho de entender o que significa essa ou aquela página. As leituras são muito improvisadas e também por demais piedosas. Ao invés, a beleza da Palavra está justamente onde se colhe o sentido, prescindindo da primeira e da segunda tendência. E essa Palavra é tão moderna, tão capaz de entender os grandes problemas do homem de hoje. E é uma Palavra de beleza, que convence." (RL/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.