2007-08-21 19:39:39

BENTO XVI DARÁ CONTINUIDADE, NA AUDIÊNCIA GERAL DE AMANHÃ, AO CICLO DE CATEQUESES SOBRE OS PADRES APOSTÓLICOS


Cidade do Vaticano, 21 ago (RV) - Amanhã, quarta-feira, os fiéis e peregrinos reunir-se-ão na Sala Paulo VI, no Vaticano, para mais um encontro com Bento XVI. As Audiências Gerais são, de fato, ocasiões de encontros, onde os fiéis renovam o amor filial pelo papa.

Durante essas audiências, Bento XVI procura mostrar a beleza da Igreja, oferecendo aos fiéis, uma reflexão sobre os fundamentos da fé católica.

Amanhã será a 104ª Audiência Geral de Bento XVI, desde o início de seu pontificado. O papa já concluiu dois ciclos de catequeses e, agora, está realizando o terceiro.

Desde o início de seu pontificado, Bento XVI anunciou que utilizaria os textos predispostos por João Paulo II para as Audiências Gerais de quarta-feira.

Numa de suas audiências, o pontífice retomou um cântico do livro do Apocalipse, de São João, que mostra a vitória de Deus sobre o mal. E disse: "A história não está nas mãos de potências obscuras, do acaso ou apenas das escolhas humanas. O Senhor, árbitro supremo da história, eleva-se sobre o desencadear-se de energias malvadas, sobre o irromper veemente de Satanás e dos flagelos. O Senhor conduz a história com sabedoria, rumo a novos céus e novas terras, cantados no final do livro do Apocalipse, sob a imagem da nova Jerusalém."

O segundo ciclo de catequese teve início em março do ano passado. Naquela ocasião, o papa sublinhou o mistério da relação entre Cristo e sua Igreja, partindo das experiências dos apóstolos, à luz da tarefa a eles confiada. A esse propósito, explicou: "Os doze apóstolos são sinais evidentes da vontade de Jesus em relação à existência e à missão de sua Igreja, a garantia que entre Cristo e a Igreja não existe nenhuma contraposição: são inseparáveis, não obstante os pecados dos homens que fazem parte da Igreja. É, portanto, inconciliável com a intenção de Cristo, um slogan propagado alguns anos atrás: "Jesus sim, a Igreja não!"Esse Jesus individualista é um Jesus de fantasia. Não podemos ter Jesus sem a realidade que Ele criou e na qual se comunica."

Enfim, o papa disse que entre Jesus e sua Igreja existe uma "profunda e misteriosa continuidade". Jesus é sempre contemporâneo a nós e à sua Igreja, construída e fundada sobre os apóstolos.

O terceiro ciclo das catequeses que Bento XVI está desenvolvendo nestes meses se concentra sobre os Padres Apostólicos, ou seja, a primeira e a segunda geração na Igreja, depois dos apóstolos. Numa dessas audiências, falando sobre São Clemente, terceiro sucessor de Pedro, o Santo Padre focalizou o ideal da Igreja, Corpo Místico de Cristo, onde todos são membros uns dos outros. E acrescentou: "A nítida distinção entre o leigo e a hierarquia não significa uma contraposição, mas somente uma conexão orgânica de um corpo, de um organismo, com suas diferentes funções. A Igreja de fato, não é lugar de confusão e de anarquia, onde cada um pode fazer o que quiser, a todo momento. Cada membro, nesse organismo com uma estrutura articulada, exercita seu ministério, segundo a vocação recebida." (MJ/AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.