2007-05-16 12:50:12

Os bons votos da Igreja irmã de África á Vª conferencia Latino-americana que decorre em Aparecida


(16/5/2007) Prosseguem em Aparecida no Brasil os trabalhos da 5° conferencia geral do episcopado latino americano e caribenho .
Em nome das conferencias episcopais da africa e Madagáscar o bispo de Chimoio, em Moçambique D. Francisco João Silva levou a saudação aos participantes, começando por referir-se ao pelo tema escolhido para esta sua V Conferência: "Discípulos e Missionários em Jesus Cristo, para que nele os nossos povos tenham vida" - "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14, 16)
À primeira vista, o tema não parece ter nada de novo, pois por definição, todo o cristão deveria ser um discípulo e missionário de Jesus Cristo. Mas, talvez seja precisamente neste aspecto paradoxal que o tema encontra toda a sua força. Porque, se por um lado, todo o cristão deveria ser discípulo de Jesus Cristo, por outro, é também um facto que nem todos os que fizeram parte das multidões que andavam atrás de Jesus eram verdadeiros discípulos Dele. Uns, achando dura demais a linguagem de Jesus, desistiram e não andaram mais com Jesus (Jo. 6, 60-66). O discípulo e missionário de Jesus Cristo é aquele que se empenha na escuta da sua Palavra, seguem suas pisadas, carrega a sua cruz todos os dias, procura romper radicalmente com tudo o que é efémero e se coloca à inteira disponibilidade da vontade de Deus. Mas o discípulo não para por aí. A escuta da Palavra e a experiência da vida de Jesus, impelem-no a transmiti-las aos outros. Por isso para mim, ser discípulo e missionário de Jesus Cristo, resumir-se-ia no resultado daquela conversa que Jesus teve com a mulher samaritana, junto do poço de Jacó, pois constatamos no Evangelho que, depois de ter falado com Jesus, a mulher deixou o balde, foi para a cidade e disse para as pessoas: "Venham ver um homem que me disse tudo o que fiz. Será que ele não é o Messias?... Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua Palavra. E diziam à mulher já não acreditamos por causa daquilo que você disse. Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, de facto o Salvador do Mundo". (Jo 4, 29-42) Oxalá que as vossas reflexões venham a fazer com que a evangelização na América Latina, nas Ilhas Caribenhas e, eventualmente, no mundo inteiro possa vir a ter sucesso semelhante àquele que teve o testemunho da simples mulher samaritana! Este, Eminências, Excelências, Reverendíssimas e vós todos que participais nesta augusta Conferência, é o grande voto da Igreja Irmã de África!
Que Deus vos assista ao longo de todo o trabalho!








All the contents on this site are copyrighted ©.