2007-05-13 16:20:51

“O rico tesouro do continente latino-americano, o seu mais valioso património” é “a fé em Deus Amor: Bento XVI na Missa deste domingo, em Aparecida, concelebrando com os bispos da América Latina, na abertura da respectiva Conferência Geral.


(13/5/2007) O Papa quis entregar-lhes de novo, “idealmente”, a Encíclica “Deus caritas est”, publicada no ano passado, com a qual – recordou – “quis indicar a todos o que é essencial na mensagem cristã”.
Bento XVI começou por considerar “dom especial da Providência” o “tempo” e o “lugar” desta celebração eucarística: no período que antecede de pouco o Pentecostes, quando “a Igreja é convidada a intensificar a invocação ao Espírito Santo”; e no santuário de Nossa Senhora Aparecida, “coração mariano do Brasil”. “Maria nos acolhe neste Cenáculo – observou – e, como Mãe e Mestra, nos ajuda a elevar a Deus uma prece unânime e confiante”.


Recordando que a Eucaristia é “Sacramentum caritatis” (sacramento da caridade), o Papa sublinhou que “só a caridade de Cristo, emanada pelo Espírito Santo, pode fazer desta reunião um autêntico acontecimento eclesial, momento de graça para este Continente e para o mundo inteiro”.
As leituras da Missa eram as do próprio deste sexto domingo do Tempo Pascal. Comentando a primeira Leitura, dos Actos dos Apóstolos, referente ao chamado “Concílio de Jerusalém” e à decisão tomada, comentou o Papa: RealAudioMP3
Esta página dos Actos nos é muito apropriada, por termos vindo aqui para uma reunião eclesial. Fala-nos do sentido do discernimento comunitário em torno dos grandes problemas que a Igreja encontra ao longo do seu caminho e que vem a ser esclarecidos pelos “Apóstolos” e pelos “anciãos” com a luz do Espírito Santo, o qual, como nos narra o Evangelho de hoje, lembra o ensinamento de Jesus Cristo, ajudando assim a comunidade cristã a caminhar na caridade em busca da verdade plena. Os chefes da Igreja discutem e se defrontam, sempre porém em atitude de religiosa escuta da Palavra de Cristo no Espírito Santo. Por isso, no final podem afirmar: «Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós ...». / Este é o “método” com o qual nós agimos na Igreja, tanto nas pequenas como nas grandes assembleias. Não é uma simples questão de procedimento; é o resultado da mesma natureza da Igreja, mistério de comunhão com Cristo no Espírito Santo.


Sublinhando que “a missão de Cristo se realizou no amor” e que “é o amor que dá a vida”, pelo que “a Igreja é convidada a difundir no mundo a caridade de Cristo”, Bento XVI quis confiar solenemente a todos os Bispos da América Latina a sua Encíclica sobre Deus–Amor (como fez ainda recentemente em Pavia, junto ao túmulo de Santo Agostinho): RealAudioMP3
A vós também, que representais a Igreja na América Latina, tenho a alegria entregar de novo idealmente a minha Encíclica Deus caritas est, com a qual quis indicar a todos o que é essencial na mensagem cristã. A Igreja se sente discípula e missionária desse Amor : missionária somente enquanto discípula, isto é capaz de deixar-se sempre atrair, com renovado enlevo, por Deus que nos amou e nos ama por primeiro. A Igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por “atracção”: como Cristo “atrai todos a si” com a força do seu amor, que culminou no sacrifício da Cruz, assim a Igreja cumpre a sua missão na medida em que, associada a Cristo, cumpre a sua obra conformando-se em espírito e concretamente com a caridade do seu Senhor.
Passando, na parte final da homilia, a usar o espanhol, língua da maioria dos países latino-americanos, o Papa quis insistir no “autêntico fundamento da esperança” cristã, correspondente ao verdadeiro tesouro e património deste continente – a fé em Deus Amor:
Éste es el rico tesoro del continente Latinoamericano; éste es su patrimonio más valioso: la fe en Dios Amor, que reveló su rostro en Jesucristo. Vosotros creéis en el Dios Amor: ésta es vuestra fuerza que vence al mundo, la alegría que nada ni nadie os podrá arrebatar, ¡la paz que Cristo conquistó para vosotros con su Cruz! Ésta es la fe que hizo de Latinoamérica el “Continente de la Esperanza
“É este o rico tesouro do continente Latino-americano; é este o seu mais valioso património: a fé em Deus Amor, que revelou o seu rosto em Jesus Cristo. Vòs acreditais no Deus Amor: esta é a vossa força que vence o mundo, a alegria que nada nem ninguém vos poderá arrebatar, a paz que Cristo conquistou para vós com a sua Cruz! Esta é a fé que fez da América Latina o ‘continente da esperança’.
No es una ideología política, ni un movimiento social, como tampoco un sistema económico; es la fe en Dios Amor, encarnado, muerto y resucitado en Jesucristo, el auténtico fundamento de esta esperanza que produjo frutos tan magníficos desde la primera evangelización hasta hoy.
“Não é uma ideologia política, nem um movimento social, nem tão pouco um sistema económico; é a fé em Deus Amor, encarnado, morto e ressuscitado em Jesus Cristo, o autêntico fundamento desta esperança que produziu tão magníficos frutos, desde a primeira evangelização, até hoje”.
O Papa concluiu a sua homilia (de novo em português) com uma referência à segunda Leitura, do Livro do Apocalipse, que apresenta a grandiosa visão da Jerusalém celeste: RealAudioMP3
Uma Igreja inteiramente animada e mobilizada pela caridade de Cristo, Cordeiro imolado por amor, é a imagem histórica da Jerusalém celeste, antecipação da Cidade santa, resplandecente da glória de Deus. Ela emana uma força missionária irresistível, que é a força da santidade. A Virgem Maria alcance para a América Latina e no Caribe ser abundantemente revestida da força do alto para irradiar no Continente e em todo o mundo a santidade de Cristo. A Ele seja dada glória, com o Pai e o Espírito Santo, nos séculos dos séculos. Amém.








All the contents on this site are copyrighted ©.