2007-03-08 18:17:10

AUDIÊNCIA GERAL: A VERDADE DE DEUS TEM O DIREITO DE SER ESCUTADA PELO ESTADO, DIZ BENTO XVI


Cidade do Vaticano, 07 mar (RV) - Na Audiência Geral desta manhã, o Santo Padre voltou a falar dos muitos desafios para a Igreja nos tempos atuais. O pontífice recebeu aproximadamente 16 mil fiéis e peregrinos, em dois momentos diversos, na Sala Paulo VI e na Basílica de São Pedro.

"As tendências agnósticas", em campo cultural, bem como "as pretensões de plena autonomia ética e moral" são os principais desafios para a fé cristã, no contexto sociocultural de hoje _ disse Bento XVI dirigindo-se aos prelados do Piemonte e do Vale de Aosta _ embora permaneça no povo, uma sólida base espiritual, que se manifesta "na atenção às instâncias da vida cristã, na íntima necessidade de Deus, na redescoberta do valor da oração, na estima pelo sacerdote" "e o seu ministério".

A seguir, para sua catequese na Sala Paulo VI, o Santo Padre inspirou-se na figura de São Clemente, Bispo de Roma, terceiro Sucessor de Pedro, inaugurando o ciclo de catequeses dedicadas aos Padres apostólicos, e meditando em particular sobre a Carta aos Coríntios, comunidade marcada por graves divisões, na qual se afrontam temais atuais _ ontem como hoje _ sobre a identidade da Igreja e da sua missão.

Antes de tudo _ escreve São Clemente aos coríntios para reconciliá-los _ "se encontra o alegre anúncio da graça que salva".

"É um anúncio que enche a nossa vida de alegria e dá segurança ao nosso agir: o Senhor vem sempre ao nosso encontro com a sua bondade e a bondade do Senhor é sempre maior do que todos os nossos pecados. Porém, é necessário que nos empenhemos de modo coerente com o dom recebido e respondamos ao anúncio da salvação com um caminho generoso e corajoso de conversão."

São Clemente revela em sua Carta, seu ideal de Igreja, reunida pelo único Espírito de graça que inspira nos diversos membros de Cristo, "no qual todos, unidos sem separação, são membros uns dos outros".

"A nítida distinção entre o "leigo" e a hierarquia não significa absolutamente uma contraposição, mas somente essa conexão orgânica de um corpo, de um organismo, com as diversas funções. De fato, a Igreja não é lugar de confusão e de anarquia, onde cada um pode fazer aquilo que quiser, a todo momento: cada um, nesse organismo, com uma estrutura articulada, exercita seu ministério, segundo a vocação recebida."

São Clemente conclui com uma oração, a mais antiga oração depois dos textos do Novo Testamento _ observou o Pontífice _ pelas instituições políticas, após as perseguições contra os cristãos. É preciso "rezar pelos perseguidores, como fez Jesus na Cruz". Uma oração _ ressaltou Bento XVI _ que guia, ao longo dos séculos, a atitude dos cristãos diante da política e do Estado. De fato, rezando pelas autoridades, São Clemente reconhece a legitimidade das instituições políticas, e, ao mesmo tempo, se manifesta preocupado de que elas "exerçam na paz e com piedade o poder que Deus lhes deu".

"César não é tudo. Emerge outra soberania, cuja origem e essência não são deste mundo, mas "do alto": é aquela Verdade que tem direito a ser escutada também em relação ao Estado de direito."

Por fim, o Santo Padre passou a saudar os diversos grupos de fiéis e peregrinos presentes na Audiência Geral. Eis sua saudação aos presentes, de língua portuguesa, seguida de sua bênção apostólica: "Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para o grupo referido de Portugal. Possa cada um de vós, viver estes dias de peregrinação, em plena Quaresma, como um generoso caminho de conversão à santidade que vos pede e quer dar o Deus Santo! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias!" RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.