2007-02-22 12:58:01

Quaresma um tempo de luta contra a injustiça


(22/2/2007) O Bispo de Viana do Castelo quer todos os seus diocesanos, em particular as famílias, empenhados na «na construção de um mundo melhor, mais humano, mais solidário, mais fraterno» e por isso pede-lhes que façam da Quaresma um «tempo de renovação interior, de conversão, tempo oportuno de luta contra os próprios defeitos e pecados, contra os nossos egoísmos».
Na Sé Catedral, ontem, durante a celebração de “Quarta-feira de Cinzas”, a entrada na Quaresma, nos quarenta dias que nos separam da Páscoa, que é a celebração central da nossa fé cristã, D. José Pedreira dirigiu um apelo a todos os cristãos para que se preparem «bem» para «celebrar o acontecimento pascal» da salvação. As leituras bíblicas, explicou, apontam o caminho que «conduz ao estado de justiça na comunhão com Deus» ou seja a conversão do coração que significa o «regresso ou retorno a Deus». Por isso é que o Profeta recomenda que sejam rasgados «os nossos corações», para se dar lugar ao «arrependimento, a sentimentos de justiça e misericórdia», condição para receber as bênçãos e o perdão de Deus.
Na mesma linha o Evangelho adverte que o «arrependimento fingido» ou meramente externo, não nos conduz à justiça, ao retorno do amor de Deus, à reconciliação com os nossos irmãos podendo «redundar num acto de hipocrisia», salientou.
Sendo a conversão «um acto íntimo de todo o nosso ser» o acolhimento deste apelo «pode, e deve, ser manifestada por atitudes ou sinais externos» cuja tradição da Igreja valoriza como sejam o sacramento da Confissão ou Reconciliação, o gesto ritual das cinzas, a prática do jejum e da abstinência, a oração, o sacrifício de autodomínio e outras formas de renúncia em favor dos mais pobres, referiu.
A caridade fraterna, acto de privação de alguns bens mais dispensáveis para distribuir pelos mais carenciados, deve acompanhar neste tempo a tradicional penitência do jejum, moderação na ingestão de alimentos em alguns dias da Quaresma - por exemplo Quarta-feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa - e de abstinência, optando por refeições mais simples e pobres, tal como a abstenção de alimentação à base de carne.
D. José Pedreira reiterou que o produto da oferta recolhida em todas as paróquias e capelas públicas da Diocese (Renúncia Quaresmal), será distribuída para fins de ajuda ao clero idoso ou doente que dela necessitem, para dar apoio à Rádio Eclesia, de Angola, e contribuir para a valorização do arquivo documental da Diocese.








All the contents on this site are copyrighted ©.