2007-02-21 13:54:34

A conversão quaresmal: tema da audiência geral. Bento XVI salienta que a auto-realização é uma contradição para o homem


(21/2/2007) Nesta quarta-feira de Cinzas, foi naturalmente a Quaresma o tema da catequese de Bento XVI na audiência geral. O Papa recordou a conversão interior a que é chamado o cristão, neste tempo quaresmal, para encontrar Cristo e experimentar a verdadeira alegria. A este propósito, o Santo Padre referiu os limites e contradições da “auto-realização” que tantos concebem como um ideal para a vida. A contradição – observou – é devida ao facto de que “o ser humano não é o arquitecto do seu próprio destino”. Na perspectiva cristã, limitar-se à auto-realização “é demasiado pouco, dado que temos um destino mais alto”: “procurar a Deus, caminhar com Deus, seguir docilmente os ensinamentos do seu Filho Jesus”. “A conversão não é um esforço para nos realizarmos a nós próprios”. “A nossa verdadeira felicidade consiste em permanecer em Deus, em Cristo”. É Ele que vem ao nosso encontro com a Sua graça, tornando possível a nossa conversão e acompanhando os nossos esforços nesse sentido. Para os cristãos, a Quaresma é a época “propícia para nos treinarmos com maior tenácia procurando Deus e abrindo o coração a Cristo”.

Presentes na Aula Paulo VI, para a audiência geral, alguns grupos de peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente um do “Círculo Loyola”, de Coimbra. O Santo Padre dirigiu-lhes uma saudação em português: RealAudioMP3


Amados peregrinos de língua portuguesa,
Hoje a Igreja entra no seu período Quaresmal, fazendo ressoar as palavras de Jesus, que estimulam à conversão e a depositar a própria fé no Evangelho (cf. Mc 1,15). Converter-se significa buscar o Senhor e seguir docilmente os seus ensinamentos. A liturgia desse tempo convida a refletir e a rezar, valorizando ao mesmo tempo a penitência e as obras de caridade pelos nossos irmãos.
Com os votos de que Deus vos faça prosseguir na caminhada penitencial rumo à Páscoa eterna, dou-vos a minha Bênção Apostólica, extensiva aos integrantes do Círculo Loyola de Coimbra.

Presentes também, nesta audiência geral, numerosos peregrinos italianos da Úmbria, com os respectivos Bispos, que se encontram em Roma por ocasião da sua quinquenal “visita ad limina Apostolorum”.
Dirigindo-se-lhes especialmente, Bento XVI recordou que “a perene missão” da Igreja: “difundir a luz da verdade de Cristo que ilumin as gentes, para que resplandeça em todos os âmbitos da sociedade”.
“Anunciando a mensagem evangélica, cada comunidade cristã coloca-se ao serviço do homem e do bem comum. Conscientes deste mandato missionário, estimulai cada vez mais os fiéis confiados aos vossos cuidados pastorais a prosseguirem no esforço de permearem os espaços da cultura actual com a linfa vital da graça divina”.
Dada a grande afluência de peregrinos, também desta vez a audiência do Papa foi desdobrada em dois momentos. Antes de se dirigir á Aula Paulo VI, Bento XVI deteve-se primeiro na Basílica de São Pedro para acolher alguns milhares de jovens estudantes italianos. Recordando-lhes os riscos a que está exposta a sua vida espiritual, o Papa encorajou-os a percorrer o austero itinerário quaresmal, tempo de penitencia e de compromisso ao serviço dos irmãos









All the contents on this site are copyrighted ©.