2007-02-10 16:44:13

BENTO XVI EXORTA OS JOVENS A SEREM TESTEMUNHAS DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA PAZ


Cidade do Vaticano, 07 fev (RV) - Um apelo aos jovens, a fim de que rejeitem a violência e se tornem construtores de paz: foi a exortação de Bento XVI, na Audiência Geral desta manhã, na Sala Paulo VI, no Vaticano.

À parte, na Basílica de São Pedro, o papa se encontrou com um consistente grupo de peregrinos da região italiana da Lombardia, norte do país, aos quais falou, entre outras coisas, sobre os "sinais preocupantes" do mal-estar juvenil e sobre os fenômenos da violência e da criminalidade que se registram na Itália.

"Anunciar e testemunhar o Evangelho em todo seu âmbito, especialmente onde emergem os traços negativos de uma cultura consumista e hedonista, do secularismo e do individualismo, onde se registram antigas e novas formas de pobreza com sinais preocupantes do mal-estar juvenil e fenômenos de violência e de criminalidade (...) É este vasto o campo de ação de vocês. Trata-se, por um lado, de defender e promover a cultura da vida humana e da legalidade; por outro, é necessária uma sempre mais coerente conversão pessoal e comunitária a Cristo."

Após sua catequese, o Santo Padre ressaltou os valores da família fundada nos valores da fé, simbolizada por um antigo casal cristão: Áquila e Priscila. A atenção do pontífice para com os jovens, substancialmente marcou a Audiência Geral desta manhã, com as figuras centrais de Áquila e Priscila, cônjuges cristãos símbolo da laicidade a serviço da Igreja dos primeiros tempos.

"Toda casa pode transformar-se numa pequena igreja, não somente no sentido de que nela deve reinar o típico amor cristão feito de altruísmo e de recíproco cuidado, mas sobretudo no sentido de que toda a vida familiar, baseada na fé, é chamada a girar em torno da única senhoria de Jesus Cristo."

Recordando as etapas da vida de Áquila e Priscila, casal de esposos que viveu 40-50 anos após a morte de Jesus, o pontífice explicou às famílias de fé que lotavam a Sala Paulo VI, uma característica das comunidades cristãs das primeiras décadas: o fato de elas se reunirem nas casas de algumas famílias, para escutar a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia.

"Uma coisa è certa: junto à gratidão daquelas primeiras Igrejas das quais fala São Paulo, deve encontrar-se também a nossa, porque graças à fé, ao compromisso apostólico dos fiéis leigos como Priscila e Áquila, o cristianismo chegou à nossa geração. Podia crescer não somente dos apóstolos que o anunciavam mas, para radicar-se na terra do povo, para desenvolver-se vivamente, era necessário o empenho dessas famílias, desses esposos, dessas comunidades cristãs para o crescimento da fé e sempre, somente assim, a Igreja cresce."

"Em particular _ frisou o papa _ esse casal demonstra como a ação dos esposos cristãos é importante. Quando eles são alimentados pela fé e por uma forte espiritualidade, torna-se natural um compromisso deles na Igreja."

Ao término da Audiência Geral, o Santo Padre saudou os diversos grupos presentes. Aos jovens, fez uma veemente exortação: "Caros jovens, sejam em todos os lugares testemunhas da não-violência e da paz." Assim, "vocês contribuirão a construir um futuro melhor para todos". (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.