2007-01-02 16:00:20

PAPA RENOVA APELO PELO ORIENTE MÉDIO NO 40º DIA MUNDIAL DA PAZ


Cidade do Vaticano, 01 jan (RV) - Neste primeiro dia de ano, solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus, e 40º Dia Mundial da Paz, o Santo Padre presidiu à celebração eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A santa missa foi concelebrada pelos cardeais Tarcisio Bertone, secretário de Estado, e Renato Raffaele Martino, presidente dos Pontifícios Conselhos "da Justiça e da Paz" e da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes. Concelebraram também os arcebispos Dom Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado, Dom Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados, e Dom Giampaolo Crepaldi, secretário do Pontifício Conselho "da Justiça e da Paz".

Em sua homilia, Bento XVI recordou, inicialmente, que a liturgia contempla hoje, como num mosaico, diversos acontecimentos sobre a realidade messiânica. A nossa atenção se concentra, porém, de modo particular, na figura de Maria, Mãe de Deus, oito dias depois do nascimento de seu Filho, Jesus.

A liturgia medita hoje, sobre "o Verbo que se fez homem, nascido de uma Virgem; reflete sobre a circuncisão de Jesus, como rito participação da comunidade, e contempla a Deus, que deu seu Filho Unigênito, como chefe do novo povo, por meio de Maria; recorda o nome dado ao Messias e, enfim, invoca a paz de Cristo para o mundo, através de Maria, mediadora e cooperadora de Cristo".

O bispo de Roma se deteve, a seguir, sobre o ano que estamos iniciando, como mais um período que a Providência divina nos oferece, no contexto da salvação que Cristo nos trouxe.

"Na liturgia de hoje, a figura de Maria desponta como verdadeira Mãe de Jesus, Homem-Deus. Por isso, a solenidade de hoje não celebra uma idéia abstrata, mas um mistério e um acontecimento histórico: Jesus Cristo, pessoa divina, nasceu da Virgem Maria, que é sua Mãe, no sentido mais verdadeiro."

Bento XVI exortou os fiéis a iniciarem este novo ano com o olhar voltado para Maria. Recebamos este Ano Novo das mãos de Deus, como um talento precioso, a ser frutificado, como ocasião providencial de contribuirmos para a realização do Reino de Deus, exortou o papa.

Recordando o tema da sua mensagem para o 40º Dia Mundial da Paz, que celebramos, hoje _ "A pessoa humana, coração da paz" _ Bento XVI afirmou: "Estou profundamente ciente de que, respeitando a pessoa, podemos promover a paz e, construindo a paz, lançamos as premissas de um autêntico humanismo integral! Essa é uma tarefa que cabe a cada cristão, chamado a ser um incansável artesão da paz e um intrépido defensor da dignidade da pessoa humana e de seus direitos inalienáveis."

Criado à imagem e semelhança de Deus, acrescentou o papa, todo indivíduo, independente de sua raça, cultura e religião, deve ser respeitado na sua dignidade humana e não há nada que possa justificar que ele seja tratado como objeto.

"Diante das ameaças da paz, infelizmente sempre freqüentes, diante das situações de injustiça e de violência que persistem em diversas regiões da terra, diante dos contínuos conflitos armados, muitas vezes esquecidos pela opinião pública, e diante do perigo do terrorismo, que perturba a serenidade dos povos, torna-se, cada vez mais necessário, trabalhar juntos pela paz."

O Santo Padre voltou seu pensamento à Terra de Jesus, onde persiste a dramática situação de conflito, que perdura há anos, a fim de que se chegue a um acordo de paz duradouro, que seja baseado no respeito da dignidade e dos direitos das pessoas.

Neste 40º Dia Mundial da Paz, o Santo Padre não podia deixar de fazer mais um premente apelo pela paz e a concórdia no Oriente Médio: "Diante dos representantes das nações, aqui presentes, faço votos, hoje, de que a comunidade internacional possa unir esforços, a fim de que, em nome de Deus, seja construído um mundo no qual sejam reconhecidos, proclamados e respeitados, por todos, os direitos dos homens."

===============

Ao término da celebração eucarística pela solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus, e 40º Dia Mundial da Paz, Bento XVI assomou à janela de seus aposentos, no terceiro andar da residência apostólica vaticana, para rezar a habitual oração do Angelus, ao meio-dia, com os milhares de fiéis, peregrinos e turistas, presentes na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração mariana, o Santo Padre recordou que a comunidade cristã, nestes dias, permaneceu em oração diante de seus respectivos presépios. E, hoje, contempla a Virgem Maria, Mãe de Jesus.

Jesus, o Príncipe da Paz, veio para abater a inimizade e os muros que dividem os homens e os povos: "Renovo meus auspícios de paz aos governantes e aos responsáveis pelas nações e pelos organismos internacionais, e a todos os homens de boa vontade. Em minha mensagem para este dia, recordo que "a pessoa humana é o coração da paz" e o seu valor é o pilar central da construção da paz."

Hoje _ frisou o papa _ se fala tanto de direitos humanos. Mas o seu respeito começa pelo reconhecimento e pela tutela do direito de viver e de professar, livremente, a própria religião.

O pontífice concluiu sua alocução, implorando a Nossa Senhora, para que desenvolva nas consciências, o sagrado respeito por toda a pessoa humana, e a firme rejeição das guerras e das violências. Enfim, formulou votos de que todos sejam construtores da verdadeira paz. (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.