2006-12-03 16:07:18

Advento, tempo da esperança, expectativa vigilante e activa: Bento XVI, ao Angelus do I domingo do novo ano litúrgico



O Papa quis também dar graças a Deus pela viagem apostólica à Turquia, em que – disse – se sentiu acompanhado e apoiado por toda a comunidade cristã. Prometendo voltar ao assunto na próxima audiência geral, o Santo Padre quis desde já exprimir a sua gratidão às autoridades da Turquia e “ao amigo povo turco”, assim como a todos os que organizaram a viagem, contribuindo para que decorresse serenamente.
O Papa classificou esta sua visita como uma “inesquecível experiência espiritual e pastoral”, e fez votos de que possa contribuir “para uma cooperação cada vez mais sincera entre todos os discípulos de Cristo e para um diálogo frutuoso com os crentes muçulmanos”. Finalmente, uma afectuosa referência à “querida comunidade católica que vive em terra turca”, que vive “em condições muitas vezes nada fáceis”, mas que é “verdadeiramente um pequeno rebanho, variegado, rico de entusiasmo e de fé, que experimenta profundamente, animado pela esperança, o Advento”.


“No Advento (sublinhou Bento XVI) a liturgia repete-nos muitas vezes (como que a vencer a nossa desconfiança natural) que Deus vem:
“Deus vem: vem para estar connosco, em cada situação. Vem a habitar no meio de nós, vem viver connosco. Vem a preencher as distâncias que nos separam e dividem. Vem a reconciliar-nos consigo e entre nós. Vem na história da humanidade a bater à porta de cada homem e mulher de boa vontade, para assegurar a cada um, às famílias e aos povos o dom da fraternidade, da concórdia e da paz. O Advento è assim, por excelência, o tempo da esperança, em que os cristãos são convidados a ficar em expectativa vigilante e activa, alimentada pela oração e pelo empenho concreto do amor”.


A concluir, o Papa convidou a dirigir o olhar para Maria Santíssima, colocando-nos idealmente em caminho, juntamente com Ela, em direcção à gruta de Belém. “Quando Deus bateu à porta da sua jovem vida, Ela acolheu-O com fé e amor. Dentro de dias, contemplá-la-emos no luminoso mistério da sua Imaculada Conceição. Deixemo-nos atrair pela sua beleza, reflexo da glória divina, para que o Deus que vem encontre em cada um de nós um coração aberto e bom, que Ele possa cumular com os seus dons”.









All the contents on this site are copyrighted ©.