2006-11-08 19:16:45

AUDIÊNCIA GERAL: O ENCONTRO COM CRISTO MUDA A NOSSA VIDA


Cidade do Vaticano, 08 nov (RV) – Bento XV, nesta manhã de quarta-feira, na Praça São Pedro, falou aos cerca de 15 mil fiéis e peregrinos sobre o encontro que muda a vida, o encontro com Cristo, que orienta a nossa existência quando nos unimos à sua vicissitude humana e espiritual.

Em sua catequese, o papa partiu do encontro com Cristo, na estrada de Damasco, do Apóstolo Paulo, um encontro que revolucionou a sua vida. Mas, como se verifica o encontro de um ser humano com Cristo e o que nasce deste encontro?

"São Paulo nos ajuda a compreender o valor irrenunciável da fé _ explicou o Santo Padre; como o Apóstolo escreve na epístola aos Romanos, "o homem é justificado pela fé, independentemente dos atos prescritos pela lei de Moisés. Ser justificado significa tornar-se justo pela graça de Deus e entrar em comunhão com ele, a fim de estabelecer uma relação mais autêntica com todos, baseada num perdão total dos pecados".

"É importante cair na conta de como Jesus Cristo pode incidir na vida de um homem e, por conseguinte, também em nossa própria vida. Na realidade, Cristo Jesus é o ápice da história salvífica e, portanto, o verdadeiro ponto de referência para o diálogo com as outras religiões."

A identidade cristã se explicita, portanto, neste estar Cristo, "até imergir-se nele e participar tanto da sua morte, quanto da sua vida"; o cristão se identifica com Cristo e Cristo se identifica com ele. E essa "mútua compenetração" deve concretizar-se em nossa vida cotidiana, exortou o pontífice.

"Por um lado, a fé deve manter-nos numa constante atitude de humildade diante de Deus, aliás, de adoração e de louvor a ele. De fato, aquilo que nós somos enquanto cristãos, devemos somente a ele e à sua graça. Como nada e ninguém pode assumir o seu lugar, é preciso, portanto, que a nada e a ninguém tributemos a honra que tributamos a ele. Nenhum ídolo deve contaminar o nosso universo espiritual, do contrário, ao invés de gozar da liberdade adquirida, cairemos numa forma de humilhante escravidão. A nossa radical pertença a Cristo e o fato de 'estarmos nele' deve infundir-nos uma atitude de total confiança e de imensa alegria."

"De fato, definitivamente, devemos exclamar com São Paulo: 'Se Deus está conosco, quem será contra nós?' E a resposta é que nada e ninguém 'poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor'." (RL)

Concluída sua catequese, o Santo Padre passou a saudar, em diversas línguas, os vários grupos de fiéis e peregrinos presentes na audiência geral. Por fim, concedeu a todos a sua bênção apostólica. (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.