2006-10-30 17:07:38

BENTO XVI NO ANGELUS: BARTIMEU RECORDA O ITINERÁRIO DOS CATECÚMENOS, A "ILUMINAÇÃO"


Cidade do Vaticano, 29 out (RV) – O Santo Padre, como faz em todos os domingos, assomou à janela de seus aposentos, na Residência Apostólica, no Vaticano, para rezar, ao meio-dia, a oração do "Anjo do Senhor", com os milhares de peregrinos e fiéis, reunidos na Praça São Pedro.

Antes da oração mariana, Bento XVI pronunciou sua habitual alocução dominical, partindo do Evangelho da liturgia deste 30º domingo do Tempo Comum: a cura de um cego de Jericó. A oração de Bartimeu _ "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim" _ comoveu o coração de Cristo, que o curou.

O papa então, explicou: "O momento decisivo foi o encontro pessoal, direto, entre o Senhor e aquele homem sofredor. Um está diante do outro: Deus, com o seu desejo de curar e o homem com o desejo de ser curado. Duas liberdades, dois desejos convergentes. E o milagre se realiza com as palavras: "Vai, a tua fé te curou"! Alegria de Deus e alegria do homem!".

Com a sua cura, o homem passa a seguir Jesus, tornando-se seu discípulo. Bartimeu acompanha o Mestre até Jerusalém, para participar, com Ele, do grande mistério da salvação. Esta narração, _ disse o Pontífice _, recorda o itinerário do catecúmeno que se prepara para receber o Batismo, que, na Igreja primitiva também era chamado itinerário de "iluminação".

"A fé é um caminho de iluminação _ acrescentou o papa _: parte da humildade de quem se reconhece necessitados de salvação e chega ao encontro pessoal com Cristo, que o convida a segui-lo no caminho do amor."

Sob este modelo, _ disse o Papa _, são impostados, na Igreja, os itinerários da iniciação cristã, em preparação aos sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia.

Nos lugares da antiga evangelização, onde era difundido o Batismo das crianças, também eram propostos aos jovens e aos adultos experiências de catequese e de espiritualidade, que lhes permitiam percorrer um caminho de redescoberta da fé, de modo maduro e consciente, para assumir, depois, um coerente compromisso de testemunho.

Quanto é importante, _ disse o Santo Padre _, o trabalho que os pastores e os catequistas realizam neste campo! A redescoberta do valor do próprio Batismo, está na base do compromisso missionário de cada cristão.

"Neste mês de outubro, particularmente dedicado às missões, compreendemos ainda mais que, precisamente em virtude do Batismo, possuímos uma vocação missionária congênita. Peçamos a intercessão da Virgem Maria, para que se multipliquem os missionários do Evangelho. Unido ao Senhor, o batizado deve sentir-se chamado a anunciar a todos os amor de Deus, mediante o testemunho da própria vida" _ concluiu o Santo Padre.

Após a sua alocução dominical, o Papa rezou a oração do Angelus, com os milhares de fiéis, presentes na Praça São Pero, concedendo a todos a sua Bênção Apostólica.

Ao término da oração mariana, antes de cumprimentar os presentes, Bento XVI fez um premente apelo, diante dos numerosos pedidos que lhe foram feitos para intervir em favor das pessoas seqüestradas em diversos países do mundo: "Enquanto reafirmo a minha mais firme condenação deste tipo de crime, asseguro as minhas orações a todas as vítimas e aos seus familiares e amigos".

Aqui, o Santo Padre se uniu, de modo particular, ao apelo, a ele dirigido, pessoalmente pelo arcebispo e pela comunidade de Sássari, na Sardenha, pela libertação de Giovanni Battista Pinna, 37 anos, seqüestrado no último dia 19 de setembro, a fim de que seja restituído, o mais rápido possível, à sua família.

Depois deste apelo, o Pontífice dirigiu-se aos jovens delegados, de várias regiões da Itália, reunidos aqui em Roma, para a atuação de um projeto trienal da Igreja italiana, denominado: "Agorá dos jovens", dizendo: "Queridos amigos, abençôo o caminho de vocês e os aguardo, numerosos, no grande encontro de jovens italianos que se realizará em Loreto, dia 1º e 2 de setembro de 2007. Naquele amado Santuário mariano, viveremos, juntos, um momento de graça, na alegria e na fé, na perspectiva da missão, como também em preparação ao Dia Mundial da Juventude em Sydney, Austrália, em 2008".

Por fim, o Papa passou a cumprimentar os fiéis presentes, em dez línguas, entre as quais o português. Ouçamos a sua saudação na nossa língua: "Uma saudação afetuosa aos grupos brasileiros das paróquias Imaculada Conceição em Caconde, Santa Isabel em São Carlos, e Santa Margarida Maria em São Paulo, e demais peregrinos de língua portuguesa, sobre cujos passos e compromissos cristãos imploro, pela intercessão da Virgem Mãe, a benevolência divina: Deixai Cristo tomar posse da vossa vida, para serdes cada vez mais vida e presença de Cristo!". RealAudioMP3 (MT)







All the contents on this site are copyrighted ©.