2006-10-12 18:57:07

AUDIÊNCIA GERAL: PAPA PEDE CLAREZA E CORAGEM AO TESTEMUNHAR FÉ CRISTÃ


Cidade do Vaticano, 11 out (RV) - Bento XVI invoca força, clareza e coragem ao testemunhar a fé cristã, falando aos milhares de fiéis, peregrinos e turistas provenientes de várias partes do mundo, reunidos esta manhã, na Praça São Pedro, para a Audiência Geral.

As palavras do Papa ecoaram entre a multidão, para chamar os fiéis a "redescobrirem, sempre novamente" "a beleza da fé cristã, sabendo testemunhá-la de modo forte e, ao mesmo tempo, sereno".

Partindo da figura dos dois apóstolos _ Simão o Cananeu e Judas Tadeu _ o Papa recordou que Jesus escolhe "seus discípulos e colaboradores provenientes dos estratos sociais e religiosos mais diversos, sem nenhuma distinção".

Jesus era, de fato, "o motivo de coesão, no qual todos se encontravam unidos".

"Isso constitui, claramente, uma lição para nós, muitas vezes inclinados a ressaltar as diferenças e, por vezes, as contraposições, esquecendo que, em Jesus Cristo, nos foi dada a força para sanar os nossos conflitos."

A seguir, o Santo Padre citou uma carta de Judas Tadeu, na qual o apóstolo adverte os cristãos, para que estejam atentos a quem busca "desviar outros irmãos com ensinamentos inaceitáveis, introduzindo divisões dentro da Igreja".

Judas Tadeu usa expressões fortes e uma linguagem polêmica, que hoje seria incomum, mas que nos diz uma coisa importante _ observou o Papa: que entre "todas as tentações que existem" hoje, e "todas as correntes da vida moderna, devemos conservar a identidade da nossa fé".

Por isso _ acrescentou _ "o caminho da indulgência e do diálogo, que o Concílio Vaticano II felizmente tomou, deve ser seguramente seguido com firmeza".

Todavia, esse "caminho-diálogo tão necessário, não deve levar a esquecer _ recomendou o Pontífice _ o dever de repensar e de evidenciar sempre com igual intensidade, as linhas mestras e irrenunciáveis da nossa identidade cristã".

"É necessário _ exortou o Pontífice _ levar em séria consideração que essa identidade requer força, clareza e coragem diante das contradições do mundo no qual vivemos."

Concluída a catequese, o Papa fez uma síntese da mesma em várias línguas. Eis o resumo em português: "Amados irmãos e irmãs: a catequese sobre o ensinamento dos Apóstolos considera hoje a Simão o Cananeu e a Judas Tadeu, como homens que se dedicaram a servir a Deus com vivo ardor missionário. Que estes discípulos da primeira hora nos ajudem a descobrir novamente, e a viver sem esmorecimentos, a beleza da fé cristã, sabendo dar dela testemunho em nosso ambiente familiar e social". RealAudioMP3

O papa fez ainda uma saudação aos presentes lusófonos: "Saúdo com especial afeto os peregrinos de língua portuguesa, especialmente o grupo de portugueses da Paróquia de Queluz e os numerosos visitantes brasileiros de Curitiba e de Cordeirópolis. Sejam bem-vindos. A vossa passagem por Roma seja abençoada por Deus e por Maria Santíssima, Rainha do Santíssimo Rosário. Com a minha Bênção Apostólica." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.