2006-10-05 19:09:29

BENTO XVI NA AUDIÊNCIA GERAL: PODE-SE TESTEMUNHAR A FÉ SEM FAZER OBRAS SENSACIONAIS


Cidade do Vaticano, 04 out (RV) - Bento XVI retornou ao Vaticano, esta manhã, após ter transcorrido o verão na residência apostólica de Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma.

O Santo Padre foi acolhido na Praça São Pedro, por cerca de 40 mil fiéis e peregrinos reunidos para a Audiência Geral, cuja catequese foi centralizada na figura do apóstolo Bartolomeu, dando prosseguimento ao ciclo de catequeses iniciadas em meados de março, dedicadas à relação entre Cristo e a Igreja.

Deus "surpreende as nossas expectativas, fazendo-nos encontrá-Lo onde não esperamos" _ recordou Bento XVI, falando aos milhares de fiéis e peregrinos, apresentando o exemplo do apóstolo Bartolomeu, identificado também com o nome de Natanael, que significa "Deus deu".

É a ele que o apóstolo Filipe comunica ter encontrado "Jesus, filho de José de Nazaré". E Natanael responde com um preconceito: "Pode porventura vir coisa boa de Nazaré?" Filipe então replica: "Vem e vê!"

"O testemunho dos outros é, certamente, importante, porque normalmente toda a nossa vida cristã começa com o anúncio que chega a nós por obra de uma ou mais testemunhas. Mas depois, somos nós mesmos que devemos nos envolver pessoalmente, numa relação íntima e profunda com Jesus."

"Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade" _ exclama Jesus, encontrando Natanael, que responde: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel." Trata-se _ explicou o Santo Padre _ de uma confissão de fé límpida, que ilumina o dúplice aspecto complementar da identidade de Jesus.

"Jamais devemos perder de vista nem um nem outro desses dois componentes, porque se proclamamos de Jesus, somente a dimensão celeste, corremos o risco de fazer d'Ele um ser etéreo e evanescente, e se, pelo contrário, reconhecemos somente sua concreta colocação na história, acabamos por deixar de lado a dimensão divina que propriamente O qualifica."

Não existem muitas outras notícias sobre a vida de Bartolomeu _ disse o Papa _ constatando que "a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem o cumprimento de obras sensacionais".

Nas saudações finais, Bento XVI recordou São Francisco de Assis _ patrono da Itália, cuja festa a Igreja celebra hoje _ e dirigiu um encorajamento particular aos participantes do simpósio de 50 associações da "Rádio Maria" no mundo, reunidas em Collevalenza, na região italiana da Úmbria, a fim de que prossigam "no compromisso de difundir, via éter, a inexorável mensagem da salvação de Cristo".

Eis a saudação que o Santo Padre fez aos fiéis e peregrinos de língua portuguesa, presentes na Audiência Geral... "Dirijo uma saudação particular de boas-vindas aos peregrinos do Brasil e de Portugal, nomeadamente aos grupos lisboetas de Carnide e dos Anjos, com votos de que esta romagem fortaleça a vossa adesão a Jesus Cristo e o desejo de O fazer amar na própria casa e na sociedade. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençôo." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.