2006-09-29 16:05:40

BENTO XVI DEDICA SUA CATEQUESE NA AUDIÊNCIA GERAL DE HOJE, A SÃO TOMÉ, "EXEMPLAR NO SEGUIMENTO DE JESUS"


Cidade do Vaticano, 27 set (RV) - O turismo é "um fenômeno social de grande relevância no mundo contemporâneo": com essas palavras, o Santo Padre voltou a comentar _ após a mensagem de ontem _ o Dia Mundial do Turismo, ao término da Audiência Geral, realizada esta manhã na Praça São Pedro, na presença de milhares de fiéis, peregrinos e turistas.

Ocasião de encontro e intercâmbio entre os povos e as pessoas, o turismo não é somente um fim em si mesmo. O Papa, de fato, na saudação aos presentes, se deteve sobre um tema certamente relevante no plano socioeconômico, mas também ético, em tempos de crescente globalização.

"Faço votos de que o turismo promova, cada vez mais, o diálogo e o recíproco respeito pelas culturas, tornando-se, assim, uma porta aberta à paz e à convivência harmoniosa."

Dando Prosseguimento ao ciclo de catequeses dedicadas aos apóstolos, o Papa apresentou-nos hoje a figura de Tomé, a fim de que seu testemunho nos ajude a "formar nossa fé, reforçar nossa esperança e reacender nosso amor".

São Tomé se mostra determinado a seguir o Mestre, a ponto de querer partilhar "a prova suprema da morte", quando Jesus vai a Betânia, para ressuscitar Lázaro. É ele quem pede explicações a Jesus na Última Ceia, expressando "a pequenez da nossa capacidade de compreender" e, ao mesmo tempo, se coloca "em atitude confiante" de quem espera "luz e força daquele que tem condições de oferecer-lhas". É ele quem, incrédulo sobre a Ressurreição de Cristo, depois reagirá "com a mais esplêndida profissão de fé de todo o Novo Testamento", exclamando "Meu Senhor e meu Deus".

"Tomé _ explicou o Santo Padre citando Santo Agostinho _ via e tocava o homem, mas confessava a sua fé em Deus, que não via nem tocava." Daí, a importância para todos nós do apóstolo Tomé.

Bento XVI recordou ainda, que, com o nome desse apóstolo foram escritos os Atos e o Evangelho de Tomé, "ambos apócrifos, mas, mesmo assim, importantes _ disse _ para o estudo das origens cristãs; e que, segundo uma antiga tradição, Tomé evangelizou primeiro a Síria e a Pérsia, indo depois até à Índia. "Nessa perspectiva missionária", o Papa fez votos de que São Tomé "reforce cada vez mais nossa fé".

Após sua catequese em italiano, o Papa fez um resumo da mesma, falando em português... "Amados irmãos e irmãs, prosseguindo estes nossos encontros, narrando a vida dos Doze Apóstolos, dedicamos nossa catequese de hoje ao apóstolo Tomás. Pela sua determinação em seguir o Mestre e à luz dos seus ensinamentos, Tomás evangelizou o Oriente Médio e a Índia. Que o seu exemplo nos ajude a reforçar sempre mais nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus." RealAudioMP3

Concluindo, saudou todos os presentes, concedendo sua bênção apostólica... "Saúdo os peregrinos de língua portuguesa aqui presentes, nomeadamente os brasileiros de Patos de Minas, Santo André, Marília e Fortaleza. Que Deus vos dê paz e alegria em união com Maria Santíssima, Mãe do Redentor." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.