2006-09-27 15:05:39

Reforçar a fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus – foi a exortação dirigida pelo Papa, na audiência geral


Prosseguindo a catequese que tem vindo a desenvolver, nesta circunstância, sobre os Apóstolos, Bento XVI deteve-se esta semana na figura de São Tomé. Estas as palavras pronunciadas em português: RealAudioMP3
 
"Amados Irmãos e Irmãs,
Prosseguindo estes nossos encontros, narrando a vida dos Doze Apóstolos, dedicamos nossa Catequese de hoje ao apóstolo Tomé. Pela sua determinação em seguir o Mestre e à luz dos seus ensinamentos, Tomé evangelizou o Oriente Médio e a Índia. Que o seu exemplo nos ajude a reforçar sempre mais nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus.
Saúdo os peregrinos de língua portuguesa aqui presentes, nomeadamente os brasileiros de Patos de Minas, Santo André, Marília e Fortaleza. Que Deus vos dê paz e alegria em união com Maria Santíssima, Mãe do Redentor."


Comentando de modo mais desenvolvido, em italiano, a passagem em que São Tomé deseja tocar as chagas de Jesus crucificado para crer na sua ressurreição, observou o Papa:

"„Felizes os que não vêem e contudo crêem”. Jesus enuncia aqui um princípio fundamental para os cristãos que virão depoís, portanto para todos nós... / O caso do apóstolo Tomé é importante para nós pelo menos por três motivos: primeiro, porque nos conforta nas nossas inseguranças; segundo, porque nos demonstra que todas as dúvidas podem levar a um resultado luminoso, para além de qualquer incerteza; e, finalmente, porque as palavras a ele dirigidas por Jesus nos recordam o autêntico sentido da fé adulta e nos encorajam a prosseguir, não obstante a dificuldade, no nosso caminho de adesão a Ele”.


Nas saudações finais, o Papa não esqueceu o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de Setembro, „importante fenómeno social do mundo contemporâneo”: “Faço votos de que o turismo promuova cada vez mais o diálogo e o respeito recíproco das culturas, tornando-se assim uma porta aberta à paz e à convivência harmoniosa”, auspiciou Betno XVI.








All the contents on this site are copyrighted ©.