2006-09-10 18:43:36

Convite ao testemunho da fé, foi dirigido pelo Papa na tarde deste Domingo, durante a celebração de Vésperas na catedral. Bento XVI pediu também aos pais que ajudem os filhos no caminho da fé.


Na homilia da celebração de Vésperas, na catedral de Munique, com as crianças da primeira Comunhão e da Comunhão solene, vestidas de branco, não foi só a elas que Bento XVI se dirigiu,esta tarde, mas também aos pais, catequistas e outros educadores, a todos deixando um convite ao testemunho da fé.
Comentando a leitura breve proclamada - do Livro do Apocalipse - em que o Vidente de Patmos contempla uma multidão imensa, de todas as raças e nações, congregados com grande júbilo, ao redor do trono de Deus e do Cordeiro imolado, o Papa evocou o Baptismo, que “é só um início”: “no caminhar com Jesus, na fé e na vida com Ele, o seu amor toca-nos para nos purificar e nos tornar luminosos”. “As vestes brancas – observou – significam que na fé nos tornamos luz, depomos as trevas, a mentira, a falsidade, o mal, e nos tornamos pessoas claras”.




“A veste branca do Baptismo, como a da Comunhão, querem dizer-nos: mediante a convivência com Jesus e com a comunidade dos crentes, com a Igreja, torna-te tu próprio uma pessoa luminosa, uma pessoa de verdade e de bondade, uma pessoa da qual transparece o esplendor do bem, da bondade do próprio Deus”.
Bento XVI chama também a atenção para o facto de que é “mediante a Eucaristia, o sacramento da Comunhão, que se forma uma comunidade cristã que ultrapassa todos os confins e abraça todas as língua – a Igreja universal, na qual Deus fala e vive connosco.


Bento XVI pediu aos pais presentes que ajudem os filhos no caminho da fé:
“Peço-vos, ide com os vossos filhos à igreja, para participar na Celebração eucarística do domingo! Vereis que não é tempo perdido. Pelo contrário, isso mantém a família unida, dando-lhe o seu centro. E o domingo torna-se mais belo, toda a semana fica a ser mais bela, se participardes juntos na liturgia dominical”.
O Papa pediu também que se reze em casa, à mesa e antes de ir para a cama. “A oração não só nos conduz a Deus, mas também uns ao encontro dos outros. É uma fonte de paz e de alegria”


Aos professores de religião e outros educadores, Bento XVI pediu que estimulem os alunos a formular as questões sobre o sentido da vida. “Ajudai-os a tomar consciência de que todas as respostas que não chegam a Deus são demasiado curtas” – observou.
Aos párocos e outros colaboradores paroquiais, o Papa exortou (citamos) a “tornarem a paróquia uma pátria interior para as pessoas – uma grande família em que experimentamos ao mesmo tempo a família mais ampla da Igreja universal”.








All the contents on this site are copyrighted ©.