2006-09-07 18:13:36

AUDIÊNCIA GERAL: PAPA DEDICA CATEQUESE AO APÓSTOLO FILIPE E PEDE ORAÇÕES POR SUA VIAGEM À ALEMANHA


Cidade do Vaticano, 06 set (RV) - Encontrar Jesus, amar Deus que Cristo torna evidente aos sentidos humanos, anunciá-Lo a todos, sabendo que o Evangelho não é "uma teoria abstrata". É a parábola da vida cristã que foi o ponto central da catequese de Bento XVI, na Audiência Geral desta manhã, na Praça São Pedro.

O encontro semanal do Papa com os fiéis e peregrinos de todo o mundo foi dedicado à vida do apóstolo Filipe e se concluiu com o pedido do Santo Padre, de que todos rezassem por sua iminente viagem apostólica à Alemanha, a partir de sábado próximo.

Quem vê Jesus vê "como Deus é". Uma verdade extraordinária em sua essencialidade. O compromisso de todo cristão é, portanto, o de deixar-se seduzir por Cristo "e partilhar com os outros", testemunhando "essa indispensável companhia", para levar a humanidade a Deus.

Falando sobre Filipe, o Pontífice disse que os evangelhos ressaltam seu prestígio em várias ocasiões, mas o episódio de seu confronto com Natanael é aquele que evidencia _ observou o Papa _ seu ser "verdadeiramente testemunha". Diante do ceticismo de seu interlocutor, que não acredita que de Nazaré possa vir "algo de bom" _ e, portanto, nem mesmo o Messias _ Filipe rebate de modo incisivo: "Vem e vê".

Bento XVI concluiu sua catequese, ressaltando a "finalidade à qual deve tender a nossa vida: encontrar Jesus como O encontrou Filipe, buscando ver n'Ele o Pai celeste". Filipe nos ensina a deixar-nos conquistar por Jesus, a estar com Ele, e a convidar também outros, a partilhar essa indispensável companhia.

Ao término da catequese em italiano, Bento XVI fez um resumo da mesma, em português: "Amados irmãos e irmãs, ao ilustrar a vida do apóstolo Filipe, nossa catequese de hoje destaca a sua posição favorável dentro do Colégio Apostólico, ajudando-nos a conhecer, na humanidade Santíssima de Cristo, nosso Pai dos céus. Por isso, São Paulo nos convida a "aprender de Cristo", não só escutando seus ensinamentos, mas descobrindo a verdadeira identidade de nosso Senhor, pela sua riqueza inefável de graça e misericórdia." RealAudioMP3

A seguir, o Papa dirigiu uma saudação especial a todos os fiéis e peregrinos de língua portuguesa: "Saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa aqui presentes. De modo especial desejo mencionar a presença do Seminário Maior de São José da Diocese de Bragança-Miranda, e um grupo de visitantes de Portugal e do Brasil. Rogo a Deus que este encontro com o Sucessor de Pedro os leve a um sempre maior compromisso com a Igreja reunida na caridade, ao conceder-vos uma propiciadora Bênção para vossas famílias e comunidades." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.